Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29801

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Gisela-
dc.contributor.authorCabecinhas, Rosa-
dc.contributor.editorCoelho, Zara Pinto-
dc.contributor.editorFidalgo, Joaquim-
dc.date.accessioned2014-07-30T12:18:36Z-
dc.date.available2014-07-30T12:18:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-989-8600-19-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29801-
dc.description.abstractEm um contexto escolar com adolescentes portugueses e brasileiros, propomo-nos a avaliar a aplicabilidade e relevância de algumas atividades do site canadiano Media Smarts, sobretudo as que possuem conceitos relativos aos estereótipos veiculados pelos media. Pretendemos perceber através das atividades de que forma os estereótipos estão presentes nos discursos dos jovens, quais os estereótipos mais evidenciados e avaliar se as atividades serviram como ferramentas para uma educação para os media tal como proposto numa discussão que tem por objetivo a leitura crítica destes estereótipos. A investigação-ação por seu caráter intervencionista coaduna com uma prática investigativa que objetiva a mudança no contexto pesquisado. Esperamos estabelecer um diálogo entre a sala de aula e o mundo social, a fim de contribuir para ampliar a visão de pluralidade social e heterogeneidade identitária ao relacionar temas da contemporaneidade com uma perspectiva multimodal que contemple o repertório de crenças que os alunos possuem.por
dc.description.abstractIn a school context with Brazilian and Portuguese teenagers, our purpose is to evaluate the relevance and applicability of some activities from the Canadian website MediaSmarts, mainly the ones related to media stereotypes. We intend through the activities to perceive how stereotypes are presented in the discourses of those youngsters, which stereotypes appear more often and also check if the activities worked as tools for media education such as intended in a discussion aiming the critical reading of those stereotypes. Action-research for its interventionist quality complies with an investigative practice that aims changing the researched context. We hope to build a dialogue between the classroom and the social world in order to broaden social diversity and identity heterogeneity when relating contemporary themes to a multimodal perspective that contemplates students’ beliefs repertoire.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInvestigação açãopor
dc.subjectEducação para os mediapor
dc.subjectEstereótipos sociaispor
dc.subjectAction researchpor
dc.subjectMedia educationpor
dc.subjectSocial stereotypespor
dc.titleA investigação ação em um estudo sobre estereótipos sociais: desenhos, contextos e aplicaçõespor
dc.title.alternativeThe action research on a study about social stereotypes: designs, contexts and applicationseng
dc.typebookPart-
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1672/1611por
oaire.citationStartPage238por
oaire.citationEndPage248por
oaire.citationTitleComunicação e cultura : II Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitleComunicação e cultura : II Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturaispor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GF_RC_II_jornadas.pdfCapítulo de e-book252,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID