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https://hdl.handle.net/1822/29793
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.editor | Pires, Helena | - |
dc.contributor.editor | Mora, Teresa | - |
dc.contributor.editor | Azevedo, Ana Francisca de | - |
dc.contributor.editor | Bandeira, Miguel Sopas de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-30T09:31:46Z | - |
dc.date.available | 2014-07-30T09:31:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8600-22-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/29793 | - |
dc.description.abstract | [Introdução] Da paisagem enquanto produção científica e tecnológica à paisagem enquanto arte e representação, o jardim surge como instância complexa e folheada. Infraestrutura territorial que remete para os fundamentos de uma história do ambiente para a qual convergem as esferas do público e do privado, o jardim é talvez uma das mais poderosas representações simbólicas que exprime a tentativa de irrupção do sentido moderno do humano, do esforço de banir para as margens os testemunhos de vida selvagem, prova de domesticação. Em sentido lato, o jardim permite perceber as batalhas esgrimidas em torno da terra e da sua posse, configurando a relação entre a natureza e a cultura que impera ainda no período contemporâneo. Necessariamente associado à natureza, o jardim inscreve-se na arte da paisagem, na medida em que natureza e arte se intertexturam. Admite-se, nomeadamente, que o prazer da contemplação dos jardins poderá derivar da sua associação à pintura paisagista. Muitos jardineiros foram pintores, tais com Monet e Jekyll. Sobre os jardins dizia este último: “planting ground is painting a landscape painting” (Jekyll). Saturados de memória, os jardins traduzem biografias, corporizam estados de alma íntimos e coletivos. Do fazer à contemplação, da paisagem-jardim de Capability Brown à tradição japonesa Zen, são múltiplas as formas e as ligações que nos jardins se ensaiam. A presente publicação resulta do Colóquio Jardins-Jardineiros-Jardinagem, realizado em maio de 2013, entre os dias 16 e 18, no Museu Nogueira da Silva, organizado pelo projeto de investigação Paisagens, Cultura e Artes da Contemporaneidade.1 Este projeto visa refletir sobre as paisagens na cultura contemporânea, nas suas diversas modalidades de concetualização e abordagem, em vários campos científicos, privilegiando o diálogo entre vioiência e arte, através da colaboração com artistas provenientes de várias áreas, nomeadamente, artes visuais, fotografia, arte-vídeo, literatura. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | jardins | por |
dc.subject | paisagem | por |
dc.subject | espaço | por |
dc.subject | gardens | por |
dc.subject | landscape | por |
dc.subject | space | por |
dc.title | Jardins - Jardineiros - Jardinagem | por |
dc.type | conferenceProceedings | - |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/150 | por |
oaire.citationTitle | Jardins - Jardineiros - Jardinagem | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.bookTitle | Jardins - Jardineiros - Jardinagem | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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