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https://hdl.handle.net/1822/29571
Título: | Componente eólica de transporte sedimentar em praias do litoral norte |
Autor(es): | Almeida, Elisabete Maria Fernandes de |
Orientador(es): | Pinho, José L. S. |
Palavras-chave: | Sedimentos Paliçadas Erosão Vento Monitorização Sediments Palisades Erosion Wind Monitoring |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A intervenção no litoral de Vila Nova de Gaia destaca-se pela instalação de paliçadas na zona
da ante praia, visando a proteção e regeneração dos sistemas dunares que se desenvolvem ao
longo da costa, com potencial característico de fauna e flora e cuja eficiência de acumulação é
avaliada tendo em conta fatores meteorológicos como vento.
A compilação de dados de monitorização do terreno, obtidos em quatro períodos (nov. 2008,
abr. 2009, nov. 2009, mai. 2010), conjuntamente com o seu tratamento através Sistemas de
Informação Geográfica (SIG), permitiu a análise de correlação entre o vento e a acumulação
de sedimentos nestes locais em concreto. O balanço final, no que diz respeito à regeneração
das dunas, apresenta-se como positivo, ainda que com fortes tendências de estabilidade.
O inverno demonstra ser um período crítico e favorável à erosão, devido à maior velocidade
com que o vento se faz sentir, associado a outros fenómenos, como as ondas e marés, também
responsáveis pela morfodinâmica. Já durante o verão, em que o vento se revela bastante mais
calmo, o balanço sedimentar é mais favorável, o que à partida poderá parecer contraditório
com o facto de se verificar grande afluência à praia, sendo para isso contributivo o
acautelamento do pisoteio das dunas através da existência de passadiços de madeira que
garantem o acesso ordeiro desde as vias pedonais até ao areal, preservando, assim, os sistemas
dunares e ecossistemas existentes.
A irregularidade da costa e a existência de afloramentos rochosos na face de praia permite
identificar zonas críticas de permanente erosão que carecem de uma contínua intervenção.
Nestes locais a intervenção poderá ser feita de forma periódica, procedendo-se a operações de
recarga de areia ou então de uma forma pró-ativa através da instalação de novas paliçadas,
incrementando um controlo periódico do seu estado de conservação e eficiência regenerativa. The intervention on Vila Nova de Gaia stands in for installation of palisades before beach zone, attempt the protection and nourishments of foredunes that development along the coast with a typical potential of fauna and flora and whose efficiency of accumulation is assessed taking into account meteorological factors like wind. The combination of monitoring data of the terrain, obtained in four periods (Nov 2008, Apr 2009, Nov. 2009, May 2010), together with its treatment through geographic information systems (GIS), will be possible define a correlation between the wind and sediment accumulation at these places in particular. The balance, with regard to the regeneration of the dunes, presented as positive, even with strong tendencies of stability. The winter proves to be a critical period and favorable to erosion due to the higher speed of the wind is felt, joining also other phenomena, such as waves and tides, also responsible for morphdynamics. Already during the summer, when the wind proved quite calm, the sedimentary swing is more favorable, which may seem contradictory with the fact that occurs large affluence to the beach, being contributory to this precaution the trampling of the dunes through the existence of wooden walkways that provide access orderly from the footpaths to the beach, thus preserving the existing dune systems and ecosystems. The irregularity of the coast and the existence of rocky outcrops in the face of beach, identifies critical areas of permanent erosion that requires a continuous intervention. In these places the intervention may be made periodically proceeding to operations of sand recharge or a proactive attitude by installing new palisades, increasing periodic control of your preservation and regenerative efficiency. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29571 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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