Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29433

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Manuel Filipe-
dc.contributor.authorMiranda, João Manuel Gonçalves-
dc.date.accessioned2014-06-27T08:41:47Z-
dc.date.available2014-06-27T08:41:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29433-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informaçãopor
dc.description.abstractAs causas associadas ao insucesso, no desenvolvimento e implementação de sistemas de Business Intellience (BI), estão mais relacionadas com questões organizacionais e processuais e não com questões tecnológicas. As principais dificuldades referidas por vários autores e que estão descritas com maior detalhe ao longo deste documento, são: desalinhamento dos sistemas de BI com a missão da organização, a falta de objetividade e rigor na identificação da informação necessária para a apoio à tomada de decisão e a tendência para um exagero na quantidade e na complexidade da informação a obter, tornando-se assim muitas vezes em informação inútil. Neste projeto de dissertação são exploradas as potencialidades das metodologias orientadas ao processo como, Business Process Management (BPM), Mlearn, e BalancedScoreCard para identificar de forma clara e objetiva a informação necessária para o apoio à tomada de decisão. O processo tem assim um papel fundamental e central neste tipo de abordagem. Partindo da missão da organização e dos seus principais Stakeholders, são identificados os principais processos da organização, definindo-se assim a arquitetura de processos organizacional que é composta pelos macroprocessos, que por sua vez, são depois divididos em subprocessos atá ao processo mais elementar. É selecionado um dos processos, considerado como crítico e estratégico para a organização e são identificados os seus problemas atuais e preocupações futuras. Para responder a cada um dos problemas e preocupações, são definidos objetivos e um ou mais indicadores para medir e acompanhar estes objetivos. Depois de identificados os objetivos e respetivos indicadores é proposta uma arquitetura de BI, utilizando ferramentas e técnicas de BI para recolher, transformar e apresentar a informação para apoio a tomada de decisão. São propostas técnicas e abordagens que permitirão a análise multidimensional dos indicadores e a criação de um DashBoard que permitirá o acompanhamento e o controle do desempenho do processo selecionado.por
dc.description.abstractThe causes associated with failure in the development and implementation of Business Intelligence (BI) systems are more related to organizational and procedural issues than technology issues. The main difficulties reported by several authors that are described in more detail throughout this document include: misalignment of BI systems with the organization's mission, lack of objectivity and rigor in identifying the information needed to support decision making and the tendency to overload in the amount and complexity of information to obtain, thus considering often useless information. This work explores the potential of the process-oriented methodologies as Business Process Management (BPM), Mlearn and Balanced Scorecard to identify clearly and objectively the information needed to support decision making. Process has therefore a central role in this type of approach. Based on the mission and the stakeholders of the organization, the main processes are identified, thus defining the organizational process architecture which is composed of macroprocesses. Macro-processes are then subsequently divided into sub-process until the most elementary. Typically, the processes considered critical and strategic to the organization are identified as well the associated problems and future concerns. A list of goals is set in conjunction with one or more indicators to measure and monitor these goals. After identifying the goals and the associated indicators a BI architecture is proposed making use of BI tools and techniques to gather, process and present information to support the decision making. Techniques and approaches are proposed in order to assure multidimensional analysis of the indicators through dashboards that will allow for monitoring and controlling the performance of the selected processes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.titleUtilização de metodologias orientadas a processos na implementação de sistemas de business intelligence : aplicação na área da saúdepor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc681.3:614.2por
dc.subject.udc614.2:681.3por
dc.identifier.tid201122251por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_João Miraqnda_2013.pdf2,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID