Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29392

TítuloRelatório da atividade profissional
Autor(es)Sá, Filomena Lamego
Orientador(es)Silva, Mário Jorge Dias Zamith
Data2013
Resumo(s)Este Relatório de Atividade Profissional refere-se à atividade docente encarada como uma formação permanente, de acordo com o objetivo atribuído a este trabalho no Despacho RT- 38/2011: “Um relatório detalhado da sua atividade profissional, objeto de prova pública que incluirá a discussão de experiências e competências adquiridas”. Para o enquadramento científico da atividade desenvolvida no exercício de funções docentes na área de especialidade do grupo de recrutamento, foi escolhida a Física, enquanto área disciplinar a abordar, e o tema “Ação Simultânea de Campos Elétricos e Campos Magnéticos sobre Cargas Elétricas em Movimento Introduzidas em Aceleradores de Partículas”. A primeira, não só por se tratar de uma Ciência que está presente em quase tudo o que fazemos no dia a dia e, como tal, importante para compreendermos o mundo no qual vivemos ajudando-nos, assim, a melhor viver nele, mas acima de tudo, pela motivação pessoal que desperta. Quanto ao tema, foi escolhido por surgir no contexto do programa de Física do 12º Ano do Ensino Secundário, e pelo fascínio acerca das inúmeras aplicações na sociedade e que nos propiciam melhores níveis de bem estar. A estas justificações, acrescem motivações decorrentes da participação na 6ª Edição da Escola de Professores no CERN (2012) e da Visita de Estudo, à mesma organização, em 2013. No enquadramento científico são deduzidas expressões matemáticas para a força eletromagnética e feita uma apresentação dos vários tipos de aceleradores de partículas. Na análise do currículo e da atividade profissional desenvolvida, destaca-se o desempenho dos cargos/funções de Orientadora de Estágio, Elemento do Conselho Pedagógico, Diretora de Turma, Avaliadora de Desempenho Docente, Coordenadora de Grupo Disciplinar e Diretora de Instalações do Laboratório de Física. São ainda de referir, a coordenação/participação de projetos do “Ciência Viva” e das Jornadas Científico Pedagógicas, assim como a organização e realização de visitas e a participação em formações diversas quer a nível nacional, quer internacional. Por fim, surge uma conclusão acerca do impacto que todas estas atividades tiveram na aquisição e desenvolvimento de competências enquanto docente – otimização da prática pedagógica e científica e sucesso escolar dos alunos, visto ser da responsabilidade do professor a formação de indivíduos conscientes do seu papel no mundo e capazes de superar dificuldades numa sociedade cada vez mais dependente da Ciência e da Tecnologia. Percebe-se que a formação contínua dos docentes aporta práticas que se traduzem em intervenções de maior rigor e profissionalismo, desde que apoiadas em bases científicas e pedagógicas sólidas.
This Professional Activity Report refers to the teaching activity seen as an ongoing formation according to the aim given to it in Despacho RT-38/2011: “A detailed report of your professional activity subject to public examination which will include the discussion of experiences and acquired competences.” Physics was chosen as the subject area to address the scientific framework of the teaching activity developed in the specific area of teaching and the theme was “Simultaneous Action of Electric Fields and Magnetic Fields on Moving Charges Introduced in Particle Accelerators”. The first one was selected not only because it is a science present in almost everything we do in our daily lives, and thus, important for us to understand the world we live in, helping us to live better on it, but above all, because of the personal motivation it arouses. The theme was chosen because it is part of the Physics Curriculum for the 12th form of Secondary Education and also due to the fascination of its innumerable applications in society, which provide us with better levels of wellbeing. Adding to these reasons, there is also the motivation of having participated in the 6th edition of CERN Portuguese Language Teachers Programme (2012) as well as in a Study Visit to the same institution in 2013. In the scientific framework, mathematical expressions to the electromagnetic force are deduced and a presentation about the several types of particle accelerators is made. In what concerns to the curriculum and professional development activity, the following functions/roles are highlighted here: Teacher Trainer, Member of the School Pedagogical Council, Form Teacher, Teacher Performance Supervisor, Subject Area Coordinator and Facilities Director of the Physics Laboratory. The coordination of “Ciência Viva” projects and Pedagogical Scientific Conferences, as well as the organisation and the carrying out of visits and the participation in several formations, both at national and international level, are also to be mentioned. Finally, there is a conclusion about the impact that all these activities have had in the acquisition and development of competences as a teacher – scientific and pedagogical practice optimization and students’ success, due to the fact that the formation of individuals aware of their role in the world and able to overcome the difficulties in a society more and more dependent of science and technology is a teacher’s responsibility. One realizes that teachers’ lifelong learning brings practices that translate into stricter interventions and with greater professionalism, as long as they are supported by solid scientific and pedagogical bases.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29392
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filomena Lamego Sá.pdf
Acesso restrito!
18,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID