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https://hdl.handle.net/1822/29322
Título: | Habitar o espaço surreal ficcionado: o caso destino de Salvador Dalí |
Autor(es): | Ribeiro, Ana Mafalda Soares de Oliveira Taveira |
Orientador(es): | Rodrigues, Ana Luísa Jardim Martins Almeida, Paulo Oliveira Freire |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Habitar o Espaço Surreal Ficcionado - O caso Destino de Salvador Dalí consiste
numa interpretação e estudo sobre a representação espacial, arquitectónica na
curta-metragem animada Destino de Salvador Dalí e Walt Disney (1946),
estabelecendo uma ponte entre dois campos – Arquitectura e Animação.
Deste modo, seleccionaram-se excertos que buscam a teia de relações entre a arte
e a arquitectura utilizando como ferramentas o desenho e a imagem, através da
sua (des)construção, (de)composição, numa obra de animação que condensa em si
pintura, desenho, espaço, tempo e movimento. Assim, as sequências escolhidas
assumem a designação de Paisagem, Torre e Arco, Cidade, Edifício(s), Corredor e
Equipamento Público, nas quais se estabelecem analogias explorando o tema da
escala, da estrutura, da materialidade, da composição, da forma, da luz, do
ambiente, entre outros.
Por conseguinte, em Destino assiste-se a uma sucessão de espaços de construção
“clássica” povoados por elementos descontextualizados e/ou deformados,
resultando em composições surreais características do universo daliniano. Destino
retrata o tempo e faz uma analogia entre o corpo “arquitectónico” e o corpo
humano relatando a decadência dos corpos - tanto humano como arquitectónico -
face ao Tempo.
Em suma, pretende-se aferir se espaço e arquitectura surreal existem e se se pode
falar desta no contexto de Destino, ao considerar a sua arquitectura e espaços
ficcionados, nos quais o espectador é convidado a entrar e onde duas personagens
os habitam, os percorrem e os utilizam. Habitar o Espaço Surreal Ficcionado - O caso Destino de Salvador Dalí consists in an interpretation and study of the spatial and architectural representation in the animated short film Destino by Salvador Dali and Walt Disney (1946), establishing a bridge between two fields - Architecture and Animation. Thus, excerpts were selected that seek the web of relations between art and architecture using drawing and image as tools, through its (de)construction, (de)composition, in a work of animation that condenses in itself painting, drawing, space, time and movement. Consequently, the chosen sequences assume the designation of Landscape, Tower and Arc, City, Building(s), Corridor and Public Equipment, in which analogies are established exploring the theme of the scale, structure, materiality, composition, shape, light, environment, among others. Therefore, in Destino it is witnessed a succession of spaces of "classic" construction populated by decontextualized and/or deformed elements, resulting in surreal compositions characteristic of the dalinian universe. Destino depicts the time and makes an analogy between the "architectural" body and the human body describing the decay of bodies - both human and architectural – against Time. In short, the aim is to assess whether space and surreal architecture exist and if it is possible to talk about it in the context of Destino, when considering its architecture and fictional spaces where the viewer is invited to enter and where two characters inhabit, travel and use them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29322 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_anaribeiro50233.pdf | 197,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |