Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29243

TítuloThinking outside the box at Bosch : a auditoria de comunicação interna como ferramenta para o alinhamento estratégico
Autor(es)Rodrigues, Joanna de Lima
Orientador(es)Ruão, Teresa
Palavras-chaveAuditoria de comunicação
Comunicação interna
Identidade organizacional
Imagem organizacional
Marca
Reputação organizacional
Alinhamento estratégico
Communication audit
Internal communication
Organizational identity
Organizational image
Brand
Organizational reputation
Strategic alignment
Data2013
Resumo(s)Num mundo em constante mutação, marcado pela crise omnipresente, as organizações são confrontadas diariamente com novos desafios e, para se manterem na competição, têm de ser ágeis e flexíveis. Assim pensa e age o Grupo Bosch. Esta empresa que cria “Tecnologia para a Vida”, que trabalha com o foco na inovação e qualidade dos seus produtos e que procura estar sempre na vanguarda, tem como uma das suas características o Processo de Melhoria Contínua. Porque não basta ser bom, tem de ser excecional. E para isso há que pensar “fora da caixa”, descobrir novos meios para continuar a evoluir cada vez mais. Também na comunicação temos de aprender a sair da “caixa”, da nossa zona de conforto, para conseguirmos ver com clareza onde estamos e pensar para onde queremos ir. Neste caso, o que se quer é caminhar rumo ao alinhamento estratégico dos públicos internos da empresa, promovendo a sua motivação e envolvimento. Neste sentido, a Auditoria de Comunicação revela-se uma valiosa ferramenta para analisar a saúde de uma organização, definindo os aspetos que exigem medidas de melhoria e permitindo delinear um plano de ação adequado aos resultados obtidos. O importante é que os públicos internos se sintam envolvidos e motivados, alinhando-se com a Identidade da empresa e promovendo uma boa Imagem Organizacional, que a longo prazo se irá traduzir numa boa Reputação. Uma organização é, antes de tudo o mais, um agrupamento humano, instituído para atingir determinados objetivos (Ruão, 2008). E, como em qualquer grupo de pessoas, é essencial aprender a gerir as relações e lidar com as diferentes mentalidades, para que o trabalho coletivo se transforme num verdadeiro esforço de equipa.
In a world in constant mutation, marked by the ubiquitous crisis, organizations are confronted with new challenges on a daily basis, and to remain in the competition they have to be agile and flexible. That is the way the Bosch Group thinks and acts. This company which creates technology “Invented for Life”, putting the focus on the innovation and quality of their products and always trying to be in the forefront, has as one of its characteristics the Continuous Improvement Process. Because good is not enough, it has to be exceptional. And for that purpose you have to think “outside the box”, discovering new means to continue evolving. Also in communication we have to learn to “get out of the box”, out of our comfort zone, to be able to see clearly where we are and to think where we want to go. In this case, what we want is to thrive towards the strategic alignment of the internal publics of the company, promoting their motivation and engagement. In this sense, the Communication Audit reveals itself as a powerful tool to analyze the health of an organization, defining the aspects that require improvement measures an allowing to delineate an adequate action plan according to the results achieved. The important thing is that the internal publics feel engaged and motivated, aligning themselves with the Identity of the company and promoting a good Organizational Image, which in the long term will translate into a good Reputation. An Organization is, first of all, a group of people, established to achieve certain goals (Ruão, 2008). And, as in any group of people, it is essential that one learns to manage relations and cope with different mentalities, transforming the collective work into an actual team effort.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29243
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joanna de Lima Rodrigues.pdf
Acesso restrito!
4,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID