Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/29243
Title: | Thinking outside the box at Bosch : a auditoria de comunicação interna como ferramenta para o alinhamento estratégico |
Author(s): | Rodrigues, Joanna de Lima |
Advisor(s): | Ruão, Teresa |
Keywords: | Auditoria de comunicação Comunicação interna Identidade organizacional Imagem organizacional Marca Reputação organizacional Alinhamento estratégico Communication audit Internal communication Organizational identity Organizational image Brand Organizational reputation Strategic alignment |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | Num mundo em constante mutação, marcado pela crise omnipresente, as organizações
são confrontadas diariamente com novos desafios e, para se manterem na competição, têm de
ser ágeis e flexíveis. Assim pensa e age o Grupo Bosch.
Esta empresa que cria “Tecnologia para a Vida”, que trabalha com o foco na inovação e
qualidade dos seus produtos e que procura estar sempre na vanguarda, tem como uma das
suas características o Processo de Melhoria Contínua. Porque não basta ser bom, tem de ser
excecional. E para isso há que pensar “fora da caixa”, descobrir novos meios para continuar a
evoluir cada vez mais.
Também na comunicação temos de aprender a sair da “caixa”, da nossa zona de
conforto, para conseguirmos ver com clareza onde estamos e pensar para onde queremos ir.
Neste caso, o que se quer é caminhar rumo ao alinhamento estratégico dos públicos internos da
empresa, promovendo a sua motivação e envolvimento.
Neste sentido, a Auditoria de Comunicação revela-se uma valiosa ferramenta para
analisar a saúde de uma organização, definindo os aspetos que exigem medidas de melhoria e
permitindo delinear um plano de ação adequado aos resultados obtidos. O importante é que os
públicos internos se sintam envolvidos e motivados, alinhando-se com a Identidade da empresa
e promovendo uma boa Imagem Organizacional, que a longo prazo se irá traduzir numa boa
Reputação.
Uma organização é, antes de tudo o mais, um agrupamento humano, instituído para
atingir determinados objetivos (Ruão, 2008). E, como em qualquer grupo de pessoas, é
essencial aprender a gerir as relações e lidar com as diferentes mentalidades, para que o
trabalho coletivo se transforme num verdadeiro esforço de equipa. In a world in constant mutation, marked by the ubiquitous crisis, organizations are confronted with new challenges on a daily basis, and to remain in the competition they have to be agile and flexible. That is the way the Bosch Group thinks and acts. This company which creates technology “Invented for Life”, putting the focus on the innovation and quality of their products and always trying to be in the forefront, has as one of its characteristics the Continuous Improvement Process. Because good is not enough, it has to be exceptional. And for that purpose you have to think “outside the box”, discovering new means to continue evolving. Also in communication we have to learn to “get out of the box”, out of our comfort zone, to be able to see clearly where we are and to think where we want to go. In this case, what we want is to thrive towards the strategic alignment of the internal publics of the company, promoting their motivation and engagement. In this sense, the Communication Audit reveals itself as a powerful tool to analyze the health of an organization, defining the aspects that require improvement measures an allowing to delineate an adequate action plan according to the results achieved. The important thing is that the internal publics feel engaged and motivated, aligning themselves with the Identity of the company and promoting a good Organizational Image, which in the long term will translate into a good Reputation. An Organization is, first of all, a group of people, established to achieve certain goals (Ruão, 2008). And, as in any group of people, it is essential that one learns to manage relations and cope with different mentalities, transforming the collective work into an actual team effort. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29243 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joanna de Lima Rodrigues.pdf Restricted access | 4,6 MB | Adobe PDF | View/Open |