Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29227
Título: | Supervisão das práticas pedagógicas como forma de mudança numa turma PCA |
Autor(es): | Coelho, Carla Maria Dias |
Orientador(es): | Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Supervisão pedagógica Desenvolvimento profissional Inovação e transformação pedagógica Teaching practices Pedagogical supervision Professional development Pedagogical innovation and transformation |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A presente dissertação resulta de um trabalho de investigação-ação, de natureza qualitativa,
desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional e
Supervisão na Formação. Através da metodologia de estudo de caso procurou-se estudar as práticas
pedagógicas desenvolvidas pelos professores, numa turma de Percurso Curricular Alternativo (PCA),
e compreender em que medida a supervisão dessas mesmas práticas poderiam influenciar as
variáveis motivação dos professores, a redução da indisciplina e do insucesso/abandono escolar
por parte dos alunos.
As exigências impostas pela sociedade face ao sistema educativo interpelam a uma atitude reflexiva
dos métodos pedagógicos desenvolvidos pelos agentes educativos e a uma análise do contexto
social em que os alunos se inserem.
Atendendo a que o professor deixa de ser um transmissor de conhecimento para ser um facilitador
da aprendizagem crítica dos alunos, o presente estudo visou contribuir para estes novos desafios,
nomeadamente ao nível de uma (re)adequação das práticas pedagógicas, contribuindo para uma
maior integração dos alunos no espaço educativo, independentemente do meio social de origem,
trazendo-os de volta ao “universo” escolar, fazendo-os compreender a verdadeira finalidade que a
escolaridade pode proporcionar no futuro de cada um, concorrendo para uma melhoria da
qualidade do serviço escolar. Neste sentido, o estudo empírico concentrou-se no registo de uma
supervisão, não hierárquica, das práticas pedagógicas do professor para que, de forma conclusiva,
se melhore a relação entre os sujeitos da prática educativa, contribuindo, por um lado, para o
desenvolvimento e emancipação profissional do professor e, por outro, como fator motivador da
inovação e transformação das práticas pedagógicas.
Os dados apresentados mostram que a adoção de novas práticas pedagógicas são preponderantes
e determinantes no contributo para o sucesso escolar. Verificou-se, igualmente, que o abandono
escolar nos alunos diminuiu, assim como existiu aproximação dos agentes educativos e uma
promoção dos níveis de motivação e autoestima dos professores. The present dissertation is the result of a qualitative research-action, developed within the Master in Education, specializing in Mediation and Supervision in Training. With the methodology of case study sought to examine the pedagogical practices developed by teachers in class Course Curriculum Alternative (PCA), and also understand which supervision of those same practices could influence the variables motivation of teachers, reducing indiscipline and failure / dropout by students. The imposed requirements by society over the education system interrogate a reflective attitude of the teaching methods developed by educational agents and an analysis of the social context of students.. Having in mind that the teacher is no more a transmitter of knowledge and is now a facilitator of learning students critical, this present study aimed to contribute to these new challenges, particularly in terms of a (re) adaptation of pedagogical practices, contributing to a greater integration of students in the educational space, regardless social origin, bringing them back to the "universe" school and making them understand the true purpose that education can provide in their future, contributing to an improvement in the quality of school service. In this way, the empirical study focused on the registration of supervising, not hierarchical, the pedagogical practices of the teacher in order to improve the relationship between the subjects of educational practice, contributing, on one hand, to the development and emancipation of the professional teacher, and on the other hand, as a motivating factor of innovation and transformation of pedagogical practices. The data presented show that teaching practices are important and determining to the contribution to school success It was also found that the dropout among students decreased, there’s an approach between the educative agents and a promotion of self-esteem and motivation levels among teachers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29227 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Maria Dias Coelho PG19922.pdf Acesso restrito! | 3,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |