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https://hdl.handle.net/1822/29223
Título: | Supervisão e monitorização de atividades de educação não-formal em contexto ambiental |
Autor(es): | Ramos, Cátia Sofia Carvalho |
Orientador(es): | Pacheco, José Augusto |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio intitulado Supervisão e monitorização de atividades de
educação não-formal em contexto ambiental resulta de um projeto de intervenção desenvolvido
num Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, da região Norte do país. Assim, após
identificadas as necessidades sentidas pela organização e pelos que nela trabalham, incidiu-se
na supervisão e monitorização das ações e seus resultados na perspetiva dos formandos e dos
formadores. Deste modo, tornou-se possível percecionar se as atividades fornecidas pelo Centro
são suficientemente interativas e dinâmicas, algo crucial na educação não-formal, bem como se
são transmitidos os objetivos subjacentes à educação ambiental, no tocante aos conhecimentos,
comportamentos e atitudes.
O público-alvo desta intervenção consiste em 75 jovens provenientes de turmas escolares,
oito professores que acompanhavam as turmas e as três técnicas que estão presentes
diariamente no Centro, bem como os restantes sujeitos que visitaram a organização ao longo do
período de estágio.
Ao finalizar o estágio, bem como através da análise dos resultados, foi possível perceber
que, apesar de se transmitirem com sucesso os objetivos inerentes à educação ambiental,
algumas das atividades oferecidas pelo Centro são muito extensas e expositivas, carecendo de
interatividade. This professional practice report titled Supervising and monitoring non-formal education activities in environmental context results from an intervention project developed in a Centre for Environmental Monitoring and Interpretation, on the northern region of the country. After having needs identified by the organization and those who work in it, it was time to focus on the supervision and monitoring of actions and results from the perspective of educators and learners. Thereby, it became possible to perceive if the activities provided by the centre were sufficiently interactive and dynamic, something crucial in non-formal education, as well if the goals of environmental education were passed on, regarding knowledge, behaviours and attitudes. The target audience of this intervention were 75 young people from school classes, eight teachers accompanying the classes and three techniques that are present every day at the centre, and the remaining people who visited the organization throughout the period of this internship. At the end of the internship, trough results analyses, it was verified that in spite of successfully transmitting the inherent goals of environmental education, some of the activities offered by the centre are very extensive and expository, lacking interactivity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29223 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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