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https://hdl.handle.net/1822/29220
Título: | Práticas de mediação sócio educativa em contexto escolar : um estudo de caso com alunos de uma turma PIEF |
Autor(es): | Domingues, Ermelinda Armanda Esteves |
Orientador(es): | Anastácio, Zélia |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A mediação é convocada para este trabalho enquanto elemento importante na resolução de
conflitos em contexto escolar.
Assim, o estudo de caso apresentado centrou-se na mediação socioeducativa em contexto
escolar, tendo como principal objetivo a implementação e análise de práticas de mediação
desenvolvidas com alunos de uma turma de Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), que
surge como medida de recurso, criada com base no Despacho conjunto n.º 882/99 do Ministério da
Educação e da Segurança Social e do Trabalho de 28 de Setembro, publicado no Diário da República,
2.ª série n.º241, de 15 de Outubro de 1999. As práticas de mediação decorreram num espaço elegido
como gabinete de apoio ao aluno.
Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma
investigação que combinou as abordagens quantitativa e qualitativa.
Após a fase de diagnóstico em que se aplicou um questionário aos alunos e outro aos
professores da turma, bem como uma entrevista à técnica de intervenção local, para identificar os
problemas, recorreu-se a procedimentos de mediação, como meio de resolução e prevenção de
conflitos na turma. Numa fase inicial fez-se a sensibilização dos alunos para a solução pacífica dos
conflitos e, posteriormente, criou-se um espaço, no gabinete de apoio ao aluno, para as práticas de
mediação a desenvolver com alguns alunos da turma. Estas práticas passaram pela resolução de
conflitos com a presença da agente mediadora e pela formação para mediação de pares.
De acordo com os resultados obtidos depois da análise aos questionários, à entrevista e aos
diários, verificou-se que: o comportamento dos alunos era instável e conflituoso quer entre eles, quer
entre eles e os professores e por vezes, também para com a própria técnica de intervenção local. O
conflito estava presente nas relações destes alunos. Com a mediação de conflitos, o balanço foi
positivo, pois registaram-se melhorias comportamentais nos alunos.
Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento crescente por parte dos
participantes e também dos responsáveis da escola onde foi desenvolvido este trabalho, relativamente
às práticas de mediação em contexto escolar. In this paper mediation is approached as an important tool on conflict resolution in schools. As such, the current study of case was focused on socio-educational mediation in school context with the primary goal the setting up and supervision of mediation procedures developed with students from a PIEF's class (Programa Integrado de Educação e Formação), which is a Government project created jointly by the Ministry of Education and of the Social Security and the Work1. These procedures took place in a room designated as the Office of Student Support. Considering the objectives outlined for this study, it was agreed to conduct the study putting together quantitative and qualitative approaches. During the diagnostic phase, a questionnaire has been performed among students and teachers, as well as an interview to the local intervention technician, to identify problems in the class. To solve and prevent conflicts in the class it was used mediation procedures. At an early stage it was made an effort to raise awareness by the students about peaceful ways for solving conflicts. As result it was created a space, in the Office of Student Support, to define procedures to develop with some students of the class. The conflict resolution was involved in the mediation procedures supervised by the mediator and in the training of peer mediators. According to the results obtained in the questionnaires, the interview and the diaries, there were an unstable and conflictual behavior among the students, as well as between students and teachers and, sometimes, against the local intervention technician. The conflict had taken place in students' relationships. The conflict mediation resulted in a positive balance as well as in an improvement of students' behaviors. The results of this study reveal that there is a student's and school's heads growing recognition about the mediation procedures taking place in school context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29220 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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