Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29187
Título: | Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa |
Autor(es): | Oliveira, Luzimar Araújo de |
Orientador(es): | Silva, Eugénio Alves da |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio prende-se às questões relacionadas com a formação
pedagógica de docentes do ensino superior contextualizadas pelos novos desafios impostos a
este nível de ensino.
Procuramos através de uma sólida base teórica articular a formação pedagógica dos
docentes do ensino superior com as temáticas transversais a esta, tais como: a pedagogia
universitária e seus contextos, a complexidade do trabalho docente do ensino superior, a busca
pelo salto de qualidade dos processos de ensino-aprendizagem deste nível de ensino.
Atendendo às características deste trabalho que se insere na abordagem metodológica do
estudo de caso, foram utilizados como instrumentos principais para a recolha dos dados, o
inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada. O público-alvo foi constituído por
docentes de uma escola de engenharia de uma universidade portuguesa.
Das conclusões do estudo emergem questões relacionadas às expetativas, perceções e
necessidades de formação dos docentes e a sua importância para o desenvolvimento profissional
docente. This internship report concerns issues related to the pedagogical training of higher education teachers, contextualized by the new challenges imposed at this education level. Through a solid theoretical basis we look to articulate the pedagogical training of higher education teachers with related cross thematic, such as: the higher education pedagogy and their contexts; the complexity of the teaching work in higher education; the pursuit for the quality leap on the teaching and learning processes at this education level. Given the characteristics of this work that inserts into the case study methodological approach, the «survey questionnaire» and the «semi-structured interview», were used as main instruments for data collection. The audience was made up of teachers from an engineering school from a Portuguese university. In the light of this study conclusions emerge issues related to expectations, perceptions and teachers training needs, and their importance for the professional teacher development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29187 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luzimar Araújo de Oliveira.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |