Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29161

TítuloO valor formativo das temáticas do desenvolvimento económico em História e do desenvolvimento sustentável em Geografia
Autor(es)Araújo, Renato Paredes
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveValor pedagógico
História
Geografia
Conhecimento
Alunos
Pedagogical relevance
History
Geography
knowledge
Students
Data2013
Resumo(s)Este relatório expõe e analisa uma intervenção pedagógica que explora o valor formativo das temáticas do Desenvolvimento Económico em História e do Desenvolvimento Sustentável em Geografia, com o intuito de promover o pensamento histórico e geográfico aos alunos. Este projeto pretende perceber a importância das temáticas acima mencionadas, através da análise das opiniões dos alunos. Estas temáticas são importantíssimas nos programas de História e Geografia, na medida em que, dotam os alunos de ferramentas importantíssimas para a sua vida em sociedade, assim como para a sua capacidade de tomada de decisão enquanto cidadãos. Este projeto insere-se no contexto de formação inicial de professores e é um projeto de intervenção em sala de aula implementado no âmbito do estágio profissional, numa turma de História do 9º ano e numa turma de Geografia do 9º ano. Os materiais utilizados, assim como as fichas de trabalho relativas à análise das temáticas deste relatório, foram selecionados em função dos conteúdos programáticos a lecionar. No caso da História a temática escolhida foi “As dificuldades económicas sentidas mundiais nos anos 70. O caso português”, inserida na Unidade Didática “Os problemas do desenvolvimento económico: a integração europeia”. No caso da Geografia, a temática escolhida foi “Impactes causados pela agricultura: ambientais, económicos, sociais e na saúde pública”, inserida na Unidade Didática “Os impactes causados pela agricultura. A agricultura biológica.” A metodologia de trabalho escolhida foi concebida através de uma abordagem de investigação-ação onde foi adotada a utilização de Fichas de Trabalho relacionadas com os temas com o intuito de captar o conhecimento e as opiniões dos alunos, tanto antes como depois da aula. Estas fichas foram realizadas em grupos de pares. Quanto à análise dos dados provenientes das Fichas de Trabalho, as respostas dos alunos foram analisadas, tendo-se elaborado uma categorização com diferentes níveis, de forma a analisar a complexidade científica das respostas dos alunos. Procurou-se centrar a análise das respostas dos alunos na sua progressão ao longo da aula, analisando as respostas dos mesmos no início da aula e no final. Os resultados foram posteriormente reanalisados através de uma reflexão final.
This report presents and analyses a pedagogical intervention that explores the pedagogical value of the subjects Economic Development in History and Sustainable Development in Geography, in order to promote the historical and geographical thinking of the students. This Pedagogical Intervention Project aims to understand the importance of the themes mentioned above, through the analysis of students opinions on these subjects. These issues are extremely important in the education programs of History and Geography, to the extent that they equip students with important tools for life as well as its decision-making capacity. This project fits into the context of initial teacher training and it is an intervention project implemented in the classroom under the professional training, with a group of History and Geography class in the 9th grade. The materials used, as well as the worksheets relating the analysis of the subjects of this Pedagogical Intervention Project were selected on the basis of the programmatic content to teach. In the case of History the theme chosen was "The global economic difficulties experienced in the 70s. The Portuguese case", included in the Curriculum Unit "The problems of economic development: European integration". In the case of Geography, the theme chosen was "impacts caused by agriculture: environmental, economic, social and public health", included in the Curriculum Unit" The impacts caused by agriculture. Organic farming. " The methodology chosen was conceived through an action research approach and the use of Worksheets related to the issues in question was applied, in order to capture the knowledge and opinions of students, both before and after class. These worksheets were held in groups of pairs. As for the analysis of data from the Worksheets, student’s responses were analysed. It was developed a categorization of different levels, in order to analyse the scientific complexity of student responses. We sought to focus the analysis of student’s responses in the progression of the class, analysing their responses at the beginning and end of class. The results were later retested by a final reflection.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29161
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Renato Paredes Araújo.pdf2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID