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https://hdl.handle.net/1822/29161
Título: | O valor formativo das temáticas do desenvolvimento económico em História e do desenvolvimento sustentável em Geografia |
Autor(es): | Araújo, Renato Paredes |
Orientador(es): | Melo, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Valor pedagógico História Geografia Conhecimento Alunos Pedagogical relevance History Geography knowledge Students |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este relatório expõe e analisa uma intervenção pedagógica que explora o valor formativo
das temáticas do Desenvolvimento Económico em História e do Desenvolvimento Sustentável em
Geografia, com o intuito de promover o pensamento histórico e geográfico aos alunos. Este
projeto pretende perceber a importância das temáticas acima mencionadas, através da análise
das opiniões dos alunos. Estas temáticas são importantíssimas nos programas de História e
Geografia, na medida em que, dotam os alunos de ferramentas importantíssimas para a sua vida
em sociedade, assim como para a sua capacidade de tomada de decisão enquanto cidadãos.
Este projeto insere-se no contexto de formação inicial de professores e é um projeto de
intervenção em sala de aula implementado no âmbito do estágio profissional, numa turma de
História do 9º ano e numa turma de Geografia do 9º ano. Os materiais utilizados, assim como as
fichas de trabalho relativas à análise das temáticas deste relatório, foram selecionados em
função dos conteúdos programáticos a lecionar. No caso da História a temática escolhida foi “As
dificuldades económicas sentidas mundiais nos anos 70. O caso português”, inserida na
Unidade Didática “Os problemas do desenvolvimento económico: a integração europeia”. No
caso da Geografia, a temática escolhida foi “Impactes causados pela agricultura: ambientais,
económicos, sociais e na saúde pública”, inserida na Unidade Didática “Os impactes causados
pela agricultura. A agricultura biológica.”
A metodologia de trabalho escolhida foi concebida através de uma abordagem de
investigação-ação onde foi adotada a utilização de Fichas de Trabalho relacionadas com os
temas com o intuito de captar o conhecimento e as opiniões dos alunos, tanto antes como
depois da aula. Estas fichas foram realizadas em grupos de pares.
Quanto à análise dos dados provenientes das Fichas de Trabalho, as respostas dos
alunos foram analisadas, tendo-se elaborado uma categorização com diferentes níveis, de forma
a analisar a complexidade científica das respostas dos alunos. Procurou-se centrar a análise das
respostas dos alunos na sua progressão ao longo da aula, analisando as respostas dos mesmos
no início da aula e no final.
Os resultados foram posteriormente reanalisados através de uma reflexão final. This report presents and analyses a pedagogical intervention that explores the pedagogical value of the subjects Economic Development in History and Sustainable Development in Geography, in order to promote the historical and geographical thinking of the students. This Pedagogical Intervention Project aims to understand the importance of the themes mentioned above, through the analysis of students opinions on these subjects. These issues are extremely important in the education programs of History and Geography, to the extent that they equip students with important tools for life as well as its decision-making capacity. This project fits into the context of initial teacher training and it is an intervention project implemented in the classroom under the professional training, with a group of History and Geography class in the 9th grade. The materials used, as well as the worksheets relating the analysis of the subjects of this Pedagogical Intervention Project were selected on the basis of the programmatic content to teach. In the case of History the theme chosen was "The global economic difficulties experienced in the 70s. The Portuguese case", included in the Curriculum Unit "The problems of economic development: European integration". In the case of Geography, the theme chosen was "impacts caused by agriculture: environmental, economic, social and public health", included in the Curriculum Unit" The impacts caused by agriculture. Organic farming. " The methodology chosen was conceived through an action research approach and the use of Worksheets related to the issues in question was applied, in order to capture the knowledge and opinions of students, both before and after class. These worksheets were held in groups of pairs. As for the analysis of data from the Worksheets, student’s responses were analysed. It was developed a categorization of different levels, in order to analyse the scientific complexity of student responses. We sought to focus the analysis of student’s responses in the progression of the class, analysing their responses at the beginning and end of class. The results were later retested by a final reflection. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29161 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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