Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29143

TitleCaracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
Other titlesCharacterization, implementation and evaluation of a strategy for teaching statistics at 7th grade
Author(s)Fernandes, José António
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
Vasconcelos, António Pereira de
KeywordsEstratégia de ensino
Perceções dos alunos
Estatística
Alunos do 7º ano
Teaching strategy
Students’ perceptions
Statistics
7th grade pupils
Issue date2013
PublisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de Matemática
JournalPerspectivas da Educação Matemática
Abstract(s)O ensino da Estatística a um número maior de alunos e cada vez mais cedo, como vem acontecendo em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as estratégias de ensino. É assim que neste estudo se apresenta, exemplifica a implementação e avalia uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, em que os alunos trabalharam um projeto estatístico, recorreram ao uso de tecnologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalharam em pares e participaram em discussões no grupo-turma. Durante e após terem participado na realização do projeto, os alunos avaliaram a experiência em que participaram, tendo-se verificado que, em geral, a estratégia foi muito bem aceite por eles, salientando-se, de entre os diferentes aspetos da estratégia, a utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares.
The teaching of statistics to a greater number of students and increasingly early, as is happening in many countries, among which is Portugal, highlights the importance of studies on their teaching, particularly teaching strategies. So, in this study it presents, exemplifies the implementation and evaluates a strategy for teaching the subject of Statistics in a class of the 7th grade, where pupils worked on a statistics project, resorted to the use of technology, specifically the Excel spreadsheet, worked in pairs and participated in class discussions. During and after participating in the realization of the project, the pupils evaluated the experience in which they participated, and it was found that, in general, the strategy was very well accepted by them, stressing, among the different aspects of the strategy, the use of the spreadsheet and the work in pairs.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29143
ISSN1982-7652
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 Perspectivas da Educação Matemática.pdfDocumento principal528,01 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID