Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29133

TitleIntraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
Author(s)Santos, Vitor César Carneiro dos
Advisor(s)Marques, Ana Paula
KeywordsIntraempreendedorismo
Intraempreendedor
Empreendedorismo
Cultura organizacional
Inovação
Estudo de caso
Intrapreneuring
Intrapreneur
Entrepreneuring
Corporate culture
Innovation
Case study
Issue date2013
Abstract(s)Quando se procuram respostas para enfrentar a problemática do desemprego, da falta de produtividade e competitividade da economia, ou formas de conseguir o tão desejado crescimento económico, o empreendedorismo está sempre na linha da frente como se de uma fórmula milagrosa se tratasse. No desenvolvimento deste projeto decidimos focar-nos intensivamente no intraempreendedorismo, pois é a base de muitos projetos empreendedores que hoje conhecemos. Sabemos que grande parte dos empreendedores desenvolve o seu projeto enquanto trabalhador por conta de outrem e também muitas vezes esses projetos estão associados à atividade dessa mesma empresa. Assim, e porque os projetos empreendedores dentro de empresas já existentes têm maior probabilidade de sucesso pelo know-how existente no seio da empresa e pelas sinergias que se geram, consideramos ser extremamente benéfico quer para as organizações, quer para os colaboradores fomentar uma cultura de intraempreendedorismo dentro das organizações. Assim, através de um estudo de caso realizado numa empresa do sector da restauração, a H3 – New Hamburgology, promotora de políticas de fomento ao intraempreendedorismo, procuramos identificar e compreender as vantagens desta modalidade de cultura para a empresa, o seu impacto e conhecer um pouco melhor o perfil dos novos empreendedores, os intraempreendedores. Esta empresa fomenta o empreendedorismo nos seus colaboradores como estratégia para a inovação e melhoria constante. Acreditam que a chave do sucesso é dar oportunidades, ouvir e envolver as pessoas nos projetos. Na H3, há colaboradores que hoje são também sócios e parceiros da empresa.
When we try to find answers to face the problematic of unemployment, lack of productivity and competitiveness of our economy, or ways to achieve the economic growth, entrepreneuring is always on the frontline as if it were a miracle solution. In the development of this work we focus intensively on intrapreneuring, because is the basis of many entrepreneurial projects we know. Many entrepreneurs develop their own projects while workers from other companies, and many times their projects are in the same activity. So, and because we know that entrepreneurial projects developed within experencied companies are more likely to have success, by the existing know-how and synergies, we believe is better for companies and employees foster a culture of intrapreneuring. Thus, through a case study held in a restaurant chain company, H3 – New Hamburgology, promoter of intrapreneuring policies, we seek to identify and understand the advantages and impact of this culture. We also pretend know better the profile of the new entrepreneurs, the intrapreneurs. This company promotes intrepreneuring has a strategy for innovation and constant improvement. They believe the success key is to give opportunities, listen and involve the employees in projects. In H3, employees can become members of the the company.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29133
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DS/CICS - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versaofinal16.11.pdf2,49 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID