Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29105
Título: | Componentes da resiliência organizacional |
Autor(es): | Salgado, Carla Olinda Mendes |
Orientador(es): | Ramos, Isabel |
Palavras-chave: | Resiliência organizacional Gestão de riscos Gestão do conhecimento Organizational resilience Risk management Knowledge management |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O tema que se propõe estudar é a Resiliência Organizacional, a definição do conceito,
descrição das características das organizações resilientes e caracterização dos serviços de
informação e tecnologias utilizados pelas organizações no sentido de se tornarem mais resilientes.
A continuidade das organizações pode ser posta em causa aquando da concretização de
riscos de negócio, a ocorrência de desastres e surgimento de crises económicas, sociais ou
ambientais. A tomada de decisão realiza-se em circunstâncias de grande incerteza; portanto, é
necessário desenvolver estratégias e competências que permitam a manutenção do negócio.
O termo resiliência é utilizado em diferentes áreas do conhecimento, mas em todas as
definições apresentadas existe um ponto comum: descreve a capacidade de um elemento voltar ao
seu estado normal depois de um período de stress e crise.
O primeiro objetivo deste trabalho é a exploração dos conceitos, estudos e aplicações que
têm vindo a ser realizados em torno da resiliência aplicada às organizações. Pretende-se identificar
as características e parâmetros de avaliação da resiliência e assim poder elaborar uma taxonomia
de serviços que apoiem a resiliência.
O estudo de caso de uma organização que atua no mercado do turismo e hotelaria em
Portugal permite ilustrar os conceitos e práticas identificadas na literatura revista.
Com este trabalho foram identificadas as características das organizações resilientes e as
características dos serviços de informação para a promoção destas características. Este resultado
permite a conceção e desenvolvimento de instrumentos para a promoção da resiliência
organizacional. The subject of this study is the Organizational Resilience, the concept definition, a description of the characteristics of resilient organizations and characterization of information services and technologies used by organizations to become more resilient. Organizations continuity can be questioned when hazards, disasters and crises occur. Making decision occurs in circumstances of great uncertainty, so it is necessary to develop strategies and skills to maintain the business. The term resilience is used in different areas of knowledge but in all definitions presented here is has common point: describes the ability of an element turn back to its normal state after a period of stress and crisis. The first objective of this work is the exploration of the concepts, applications and studies that have been conducted around the resiliency applied to organizations. The aim is to identify the characteristics and parameters of evaluation of resilience and thus be able to develop taxonomy of services to support resilience. The study case of an organization that operates in the tourism and hospitality industry in Portugal allows to support the development of the objectives described. This work identifies a group of characteristics of resilient organizations and of information systems and services for the promotion of these characteristics. This result allows the conception and development of instruments for the promotion of organizational resilience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Serviços de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29105 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Sociedade da Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Carla Salgado_2013l.pdf | 967,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |