Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/2908

TitleAs relações entre o poder político e os funcionários
Author(s)Rocha, J. A. Oliveira
KeywordsGestão pública
Reforma administrativa
New public management
Issue date21-Jun-2001
Abstract(s)O tipo de relacionamento entre o poder político e os funcionários depende do modelo de gestão pública que, por sua vez, está associada ao modelo de Estado. Torna-se, porém, difícil extrapolar para o caso português, porquanto a evolução política do Estado português e do modelo de gestão pública teve um desenvolvimento diferente do dos restantes estados europeus. Falar por exemplo, em redução de pessoal numa altura em que se atravessa ainda a fase de construção do Estado do “welfare” é um verdadeiro contrasenso, tanto mais que cerca de 70% do pessoal da Administração Pública trabalha no âmbito das políticas sociais. A questão torna-se ainda mais complexa se nos reportarmos à administração local, porquanto, se por um lado os municípios assumem um papel cada vez mais importante no domínio das políticas sociais, por outro lado, pretendem ter uma estrutura mais modesta, privatizando a gestão de diversos serviços (refiro-me à conversão de serviços municipalizados em empresas públicas). Para ter uma ideia do relacionamento entre o poder político e a administração torna-se necessário, em primeiro lugar, analisar a evolução dos modelos de gestão pública e, em especial, as implicações da adopção do modelo do “new public management”.
TypeConference paper
DescriptionComunicação apresentada nos Colóquios sobre o Estatuto dos Funcionários Municipais, Lisboa, 21 Junho de 2001.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2908
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:NEAPP - Comunicações em Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relacoes entre pp.pdf294,07 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID