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TítuloUm percurso profissional
Autor(es)Albuquerque, Vítor Manuel Ferreira da Silva
Orientador(es)Martingo, Ângelo
Palavras-chaveMusica
Ensino integrado
Ensino articulado
Music
Artisitc education
Linked education
Data2013
Resumo(s)O presente relatório tem como objetivo expor detalhadamente o percurso profissional desde 1996 até ao momento presente. Decorridos 17 anos, adquiri um vasto espectro de conclusões sobre o ensino da música e uma grande flexibilidade e capacidade de adaptação à realidade musical do presente e às constantes mudanças no sistema do ensino artístico vocacional que se verificaram em Portugal ao longo dos últimos 30 anos. O percurso profissional foi iniciado em Instituições de Ensino Público tais como a Escola Básica do 2º e 3ºciclos de Amares e desenvolvido em escolas públicas e privadas tais como a Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Celeirós, Escola Básica do 2º e 3º ciclos João Gonçalves Zarco, Escola Básica do 2º e 3º ciclo D. Domingos Jardo, Academia de Música de Santa Cecília, Escola de Dança do Conservatório Nacional, Conservatório de Música de Ourém, Academia de Música Eborense, Escola de Música Cláudio Santoro, Escola Básica do 1º ciclo de Freiriz, Carreiras de S. Miguel e Moure, Academia de Música de Viatodos, Conservatório de Música de Barcelos e Companhia da Música. Nas várias instituições acima discriminadas foram detetadas várias lacunas no ensino do contrabaixo, nomeadamente a desadequação dos conteúdos programáticos que se encontram desfasados no tempo e em desacordo com a realidade pedagógica do ensino na atualidade. Neste âmbito, sugeriu-se a elaboração de um conteúdo programático mais flexível que não alterasse na sua essência as diretrizes do Ministério da Educação, que incluísse novo repertório desenvolvido especificamente para as várias faixas etárias dos alunos e se adaptasse à realidade e às exigências musicais do presente. A inclusão de métodos desenvolvidos especificamente para os alunos que iniciaram o seu estudo entre os 6 e os 10 anos de idade revelou-se altamente frutífera na medida em que os objetivos pedagógicos estavam claramente definidos e estruturados por níveis bem como uma grafia musical muito mais acessível e interessante do ponto de vista musical que permitiu uma perceção por parte do aluno muito mais imediata e eficaz.
This report aims to set out in detail the career developed since 1996 until the present. After 17 years I have acquired a broad spectrum of conclusions in the way of teaching music and a great flexibility and hability to adapt the musical reality of the present and the constant changes in the system of artistic education that took place in Portugal over the last 30 years. The career started in Institutions of Public Education such as the elementary school of the 2nd and 3rd grades of Braga and was developed in public and private schools such as the elementary school 2nd and 3rd grades of Celeirós, elementary school of 2nd and 3rd grades João Gonçalves Zarco in Algés, Elementary School of the 2nd and 3rd grades D. Domingos Jardo in Mira Sintra, Music Academy of Santa Cecilia in Lisbon, School of Dance of the National Conservatory in Lisbon, Conservatory of Music in Ourém, Music Academy of Évora, School of Music Cláudio Santoro in Brasil, Primary School of Freiriz, Carreiras de S. Miguel and Moure, Music Academy of Viatodos, Conservatory of Music in Barcelos and Companhia da Música in Braga. In several institutions were detected several gaps in teaching the double bass, including the inadequacy of the syllabus that are offset in time and outdated with reality pedagogical education today. In this context, it was suggested the development of a more flexible curriculum that didn't changed in essence the guidelines of the Ministry of Education, which included new repertoire developed specifically for the various age groups of students and to adapt to the reality and demands of the musical present. The inclusion of methods developed specifically for students who started their study between 6 and 10 years of age proved to be very fruitful in the educational objectives and were clearly defined and structured by grades as well as a musical writing much more affordable and interesting from a musical standpoint that allowed a perception for the student and proved to be much more immediate and effective.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de mestrado em Ensino da Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28974
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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