Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28962

TítuloA música tradicional portuguesa no ensino vocacional
Autor(es)Silva, Mariana Freitas da
Orientador(es)Pipa, Luís
Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Data2013
Resumo(s)O presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino da Música e pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada, realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, que teve como objetivo principal divulgar a música tradicional portuguesa como recurso pedagógico no ensino vocacional da Música. Ao trabalharem com o repertório tradicional, os alunos estarão a tomar contacto com realidades distantes do seu presente mas, com «óculos» do passado, aperceberem-se de vivências que ainda estão na história da vida dos avós e de outros familiares do seu contexto social e familiar. Os objetivos do projeto foram os seguintes: (1) Promover a música tradicional portuguesa no ensino vocacional da música; (2) Desenvolver o referencial cultural e patrimonial dos alunos; (3) Desenvolver atividades que promovam a audição participada dos alunos em contexto de sala de aula; (4) Avaliar o impacto das tarefas propostas no contexto de estágio. Após uma fase inicial de observação do contexto e avaliação das competências técnicas dos alunos, e tendo como base o programa das disciplinas, procedeu-se à definição de um conjunto de estratégias de intervenção que foram implementadas e avaliadas. Foi recolhida a informação relativamente acerca das competências e dificuldades dos alunos, para que a metodologia de aprendizagem abordada estivesse de acordo com essas aptidões. Os resultados do projeto refletem que os alunos quando se sentem motivados e manifestam gosto pelos conteúdos, têm a oportunidade de se prepararem para as atividades de avaliação final com mais entusiasmo e os resultados são mais elevados. Ao longo e no final do projeto, numa perspectiva reflexiva, pude observar a evolução das competências dos alunos e, por outro lado, avaliar a minha própria evolução como docente, através da definição e redefinição de estratégias que tiveram sempre como objetivo principal a promoção da música tradicional portuguesa e simultaneamente desenvolver o referencial cultural e patrimonial dos alunos.
This report follows on the completion of the professional training of the Master in Music teaching and aims at documenting the work done within a supervised pedagogical intervention project, held at the Music Conservatory Calouste Gulbenkian. Its main objective was to promote Portuguese traditional music as a pedagogical resource in vocational music education. By working with the traditional repertoire, students will be getting in touch with distant realities of their present, however, using "glasses" of the past, they will realize experiences that are still in the life history of their grandparents and other family members of their social and familiar environment. The project's aims were the following: (1) Promote Portuguese traditional music in vocational music education; (2) Develop student's cultural and heritage reference; (3) Develop activities which promote student's participatory hearing within the classroom; (4) Assess the impact of the proposed tasks within the training. After the initial phase of context observation and students' technical competences assessment, and based on the subjects' program, a set of intervention strategies were defined and then implemented and evaluated. Information about the skills and difficulties of the students was gathered, so that the learning methodology chosen was in accordance with those skills. The project results show that students, when they feel motivated and enjoy the covered content, have the opportunity of preparing for the final evaluation activities with more enthusiasm and the results are higher. During and at the end of the project, considering a reflective perspective, I could observe the shown evolution of the students' skills and, on the other hand, evaluate my own evolution as a teacher through the definition and redefinition of strategies which had always as main objective the promotion of Portuguese traditional music, developing at the same time the students' cultural and heritage reference.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28962
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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