Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28960

TítuloEstratégias de consciencialização do estudo em violino
Autor(es)Antunes, Ricardo Filipe Dias
Orientador(es)Pipa, Luís
Walton, Eliot Alexander Lawson
Data2013
Resumo(s)O presente trabalho incide sobre um Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e tem como finalidade principal abordar o tema do estudo ou prática individual de violino e formas de consciencializá-lo, obtendo uma maior rentabilidade do mesmo. A aprendizagem de um instrumento como o violino é algo complexa e exigente. É inegável que o sucesso dos alunos pode estar intimamente ligado ao tipo de estudo que realiza e a forma como o organiza. Assim, é relevante que os professores estejam munidos de estratégias que orientem o estudo dos alunos. E é nas estratégias que se encontra o foco principal deste trabalho. Neste sentido, entendi justificar-se fazer um levantamento de algumas estratégias com enfoque na simplificação da atividade complexa que é a execução de um instrumento como o violino, orientando o estudo para uma focalização das várias partes que constituem um excerto a estudar. As mesmas foram aplicadas a dois alunos de 5º grau durante oito aulas individuais. As conclusões obtidas através desta experiência demonstram a importância que o professor detém a nível da orientação do estudo sendo da maior importância que o faça em contexto de aula, ajudando o aluno a tornar-se mais consciente dos problemas e das estratégias a adotar.
This study concerns a Teaching Intervention Project within the context of a Master in Music Teaching and its main goal was to address individualized study or instruction and the way of raising awareness towards it, thus, making it more efficient. Learning to play violin is somewhat complex and demanding. One cannot deny the fact that students’ success is intimately bound to the way they approach study. It is, therefore, essential that teachers are prepared with proper strategies to guide them. This study is mainly focused on those strategies. Bearing that in mind, the first step was to gather some strategies focused on simplifying the execution of such a complex instrument as the violin, turning, then, the attention towards the several parts that constitute the excerpt to be studied. Those same strategies were introduced to two grade 5 students, throughout eight individual lessons. The results revealed not only the pivotal role teachers play in providing guidance, but also the need for the whole process to happen in the classroom, in order to help students become aware of any potential problems and also of the strategies to adopt.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28960
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Filipe Dias Antunes Tese.pdf
Acesso restrito!
2,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID