Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28960
Título: | Estratégias de consciencialização do estudo em violino |
Autor(es): | Antunes, Ricardo Filipe Dias |
Orientador(es): | Pipa, Luís Walton, Eliot Alexander Lawson |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente trabalho incide sobre um Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no âmbito
do Mestrado em Ensino de Música e tem como finalidade principal abordar o tema do estudo ou
prática individual de violino e formas de consciencializá-lo, obtendo uma maior rentabilidade do
mesmo.
A aprendizagem de um instrumento como o violino é algo complexa e exigente. É inegável
que o sucesso dos alunos pode estar intimamente ligado ao tipo de estudo que realiza e a forma
como o organiza. Assim, é relevante que os professores estejam munidos de estratégias que
orientem o estudo dos alunos. E é nas estratégias que se encontra o foco principal deste
trabalho.
Neste sentido, entendi justificar-se fazer um levantamento de algumas estratégias com
enfoque na simplificação da atividade complexa que é a execução de um instrumento como o
violino, orientando o estudo para uma focalização das várias partes que constituem um excerto a
estudar. As mesmas foram aplicadas a dois alunos de 5º grau durante oito aulas individuais.
As conclusões obtidas através desta experiência demonstram a importância que o professor
detém a nível da orientação do estudo sendo da maior importância que o faça em contexto de
aula, ajudando o aluno a tornar-se mais consciente dos problemas e das estratégias a adotar. This study concerns a Teaching Intervention Project within the context of a Master in Music Teaching and its main goal was to address individualized study or instruction and the way of raising awareness towards it, thus, making it more efficient. Learning to play violin is somewhat complex and demanding. One cannot deny the fact that students’ success is intimately bound to the way they approach study. It is, therefore, essential that teachers are prepared with proper strategies to guide them. This study is mainly focused on those strategies. Bearing that in mind, the first step was to gather some strategies focused on simplifying the execution of such a complex instrument as the violin, turning, then, the attention towards the several parts that constitute the excerpt to be studied. Those same strategies were introduced to two grade 5 students, throughout eight individual lessons. The results revealed not only the pivotal role teachers play in providing guidance, but also the need for the whole process to happen in the classroom, in order to help students become aware of any potential problems and also of the strategies to adopt. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28960 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Filipe Dias Antunes Tese.pdf Acesso restrito! | 2,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |