Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28959
Título: | Contributos para uma etnopedagogia musical |
Autor(es): | Brito, Hugo Manuel Soares de |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Música tradicional Competências auditivas Ensino instrumental em grupo Traditional music Aural skills String group pedagogy |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio foi desenvolvido como parte integrante do Programa de
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, em Braga. O principal objetivo deste
projeto, que aconteceu durante o ano de estágio na Escola de Música de Esposende, foi trazer
uma perspetiva etnomusicológica para a prática pedagógica da escola de música tradicional e
avaliar os seus impactos e resultados, nomeadamente numa pequena classe de orquestra de
cordas. Trazer para as práticas pedagógicas, do ensino especializado da música, a música
tradicional e a cultura popular visa colocar em prática o pensamento pedagógico há muito
definido por pedagogos como Dalcroze, Orff, Kodaly e, mais recentemente Gordon, Lucy Green,
entre outros, e que normalmente não o são. Estes processos concentraram-se na audição (e
“audiação”, como proposto por Edwin Gordon), na aprendizagem de ouvido, na imitação, na
aprendizagem entre pares, na aprendizagem em grupo, na improvisação, harmonização e
memorização. Os primeiros passos da pesquisa foram a recolha e estudo de canções e danças
de uma comunidade local de agricultores que coletam algas como fertilizante em Apúlia,
Esposende (Norte Litoral). Esses agricultores, conhecidos como Sargaceiros, são um grupo único
no país, usando um traje peculiar e chapéus adequados para enfrentar o mar, as ondas, os
ventos e as baixas temperaturas e cantam músicas de esperança, alegria, amor e resistência às
dificuldades do trabalho na lavoura. Os passos seguintes foram o planeamento pedagógico das
atividades escolares para os alunos de uma pequena classe de Orquestra de Cordas, com base
no repertório coletado. O estágio contou ainda com uma componente de ensino de violino para a
qual foram operacionalizadas as atividades didáticas do currículo oficial. Os dados foram
recolhidos por meio de notas de campo, gravações em vídeo, observação direta, diários do grupo
e entrevistas (focus group). Através dos resultados obtidos foi possível observar a transformação
da consciência da riqueza musical contida na tradição local, a perceção das múltiplas
possibilidades de aprendizagem e desempenho musical e a melhoria das destrezas na utilização
funcional da linguagem musical. This internship report was developed as part of a Master of Music Education Program at the University of Minho in Braga. The main goal of the project, which took place during the practicum year in Escola de Música de Esposende was to bring an ethnomusicological perspective to the pedagogical practice of the specialized music school and evaluate its impacts and results. Bringing in the pedagogical practices of traditional music and popular culture into the specialized music school aims at enlivening pedagogy through processes long defended by pedagogues such as Dalcroze, Orff, Kodaly, and more recently Gordon, Lucy Green, among others, but usually not put into practice. These processes focus on audition (and audiation, as proposed by Edwin Gordon), playing by hear, imitation, peer learning, group learning, improvising, harmonizing and memorizing. The first steps of the research were the collection and study of songs and dances of a local community of farmers who collect seaweed as fertilizer in Apulia, Esposende (Northern coast). These farmers are known as Sargaceiros (literally, seaweed gatherers) and they are a very unique group in the country, wearing a peculiar costume and hats adequate to confront the sea, the waves, the winds, the low temperatures and singing songs of hope, joy, love and resistance to the hardships of farming work. The following steps were the pedagogical planning of school activities for instrumental students of a small String Orchestra Class, based on the collected repertoire. The practicum was also implemented in another pedagogical context of violin group teaching, involving the development of didactic activities recommended by the official program. Data were collected through field notes, video recordings, direct observation and group diaries. Through the obtained results it was possible to observe a transformation in the students’ awareness of the musical richness contained in the local tradition, their perception of multiple learning and performance possibilities, and the improvement of their command of a functional use of the musical language. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28959 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hugo Manuel Soares de Brito.pdf Acesso restrito! | 3,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |