Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28938
Título: | O trabalho instrumental no estudo individual de violino do ensino básico : uma proposta de metodologia |
Autor(es): | Magalhães, Eliana Teresa Azevedo de |
Orientador(es): | Lawson, Eliot Pipa, Luís |
Palavras-chave: | Trabalho individual Ensino básico Prática instrumental Técnica do violino Interpretação musical Memorização Individual work Basic education Instrumental practice Violin technique Musical interpretation Memorization |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este relatório, realizado no âmbito do estágio supervisionado do Mestrado em Ensino de
Música, tem como principal propósito o trabalho individual de violino no ensino básico,
nomeadamente os seus problemas e soluções metodológicas, de maneira a proporcionar um
desenvolvimento da técnica do instrumento mais rápido e eficiente.
No plano de intervenção foi abordada a prática instrumental individual e coletiva, com
vista a melhorar o trabalho individual e em sala de aula de professores e alunos, tendo proposto
uma metodologia que inclui exercícios e conselhos para os vários problemas relacionados com a
prática e a performance de violino, e tendo aplicado uma grande parte em sala de aula durante
a intervenção.
Foi também destacada a memorização, tendo reunido conselhos de autores para a sua
melhoria, sendo explicado o funcionamento geral do cérebro e do processo de memorização,
ligado a aspetos que poderão ter influência na performance musical, como o medo do palco, a
leitura à primeira vista e a motivação. This report, made in the final stage of the Masters in Music Teaching, has as principal aim the violin individual work in basic education, with special attention to its main problems and methodological solutions, intended to develop the instrumental technique in a more quick and efficient way. In the intervention plan the individual and collective instrumental practice, were emphasized with the intent to improve the individual and classroom work both to teachers and students, together with a methodological proposal, that included exercises and suggestions to the various problems related to violin practice and performance. Most of these methodological suggestions were applied in the classroom during the intervention. Memorization was also addressed, through the gathering of advices from different authors and the general function of the brain and memorization process was explained, connected to aspects that may influence the musical performance, such as stage fright, sight reading and motivation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28938 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliana Teresa Azevedo de Magalhães.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |