Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28916
Título: | Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
Autor(es): | Cunha, Maria Isabel da |
Orientador(es): | Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Educação de infância Histórias Tecnologia digital Early childhood education Stories Digital technologies |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Partindo de um enquadramento teórico, com base na revisão de literatura efetuada, verificou-se que
a leitura de histórias é defendida como uma atividade de extrema importância, não só por promover
o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento de mecanismos
cognitivos envolvidos na seleção da informação e no acesso à compreensão, mas também porque
potencia o desenvolvimento da linguagem escrita, a compreensão das estratégias de leitura e o
desenvolvimento de atitudes positivas face à leitura e às atividades a ela ligadas.
As histórias, outrora utilizadas no formato oral, com o surgimento da imprensa passaram a ser
difundidas através da imagem e da escrita e atualmente é comum apresentarem-se em formato
digital. Os meios tecnológicos vieram enriquecer ainda mais o reconhecido potencial das histórias.
Num tal contexto, este estudo pretendeu conhecer as práticas pedagógicas dos educadores do
Concelho de Paredes de Coura no que se refere ao recurso aos meios digitais para trabalhar as
histórias e proporcionar-lhes formação nessa área.
Este trabalho assenta num plano misto, tendo-se partido dos resultados de um inquérito por
questionário para uma formação nesta área dirigida aos Educadores de Infância que integraram este
estudo e ajustada às suas necessidades. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva
e análise de conteúdo.
Os resultados desta investigação revelam que há um consenso em torno da relevância das histórias
no processo educativo, bem como da integração dos meios tecnológicos na educação. Starting from a theoretical framework, based on literature review, it was possible to verify that reading stories is advocated as an extremely important activity, not only to promote language development, vocabulary acquirement or improvement of cognitive mechanisms, involved in the selection of information and access to comprehension, but also because it increases the development of the written language, understanding of reading strategies and the reinforcement of positive attitudes towards reading and related activities. Stories, in the past presented in the oral form, became widespread with the advent of the printing press through images, words and currently appear in digital format. Technological resources have enriched the recognized potential of stories even further. With this context in mind, this study aimed to get acquainted with the pedagogical practices of teachers in the municipality of Paredes de Coura particularly in what concerns the use of digital means to work on stories and also provide them with training in this area. This work is based on a mixed plan, beginning with the results of a questionnaire for a training course in this area directed to the kindergarten teachers who participated in this study and adjusted to its needs. For data analysis we used descriptive statistics and content analysis. The results of this research show that there is a consensus on the importance of stories in the educational process as well as on the integration of technological education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28916 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Isabel da Cunha.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |