Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28910
Título: | Guiões de ensino - aprendizagem das ciências para o 1º CEB: do circuito elétrico ao eletroíman |
Autor(es): | Baptista, Sandra Cristina Pinto Condeço |
Orientador(es): | Varela, Paulo Idalino Balça Gomes, M. J. M. |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A presente dissertação foi realizada no âmbito do mestrado em Estudos da Criança,
especialidade em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico, sob o tema “Guiões de
ensino-aprendizagem das Ciências para o 1º CEB: do circuito elétrico ao eletroíman”. O estudo
tem como objetivos, promover o gosto e a curiosidade das crianças pela aprendizagem das
ciências através do ensino experimental reflexivo, estimular o pensamento das crianças acerca
de conteúdos presentes no currículo nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico e elaborar guiões
base para os professores promoverem um processo de ensino aprendizagem experimental
reflexiva e a qualidade de pensamento dos alunos.
A presente dissertação teve um carácter de investigação–ação em que a
professora/investigadora passou por um percurso de formação, fazendo um estudo dos tópicos
científicos a trabalhar, testando as atividades experimentais que, numa fase posterior,
implementou com os alunos em contexto sala de aula. A implementação dos guiões de ensinoaprendizagem,
decorreu no ano letivo de 2009/2010, numa turma do 4º ano de escolaridade da
Escola Básica de 1º Ciclo de Jugueiros – Viseu. A turma era constituída por 24 alunos. Foram
lecionadas 4 aulas, perfazendo um total de intervenção em sala de aula de 9 horas e 30
minutos. Após a implementação de cada guião de ensino-aprendizagem, seguiu-se a sua
reformulação, tendo por base os dados qualitativos recolhidos durante o processo de observação
participante em sala de aula. No final de todo este processo, foram construídos e reformulados
sete guiões de ensino-aprendizagem, que abordam temas sobre Eletricidade, Magnetismo e
Eletromagnetismo. The present work was carried out within the Masters in Child Studies, specializing in Experimental Science Teaching in Primary Education, under the theme of “Teaching and learning guides of science for the 1st Cycle of Basic Education: from electrical circuit to electromagnet”. The study aims to promote the taste and curiosity of children by learning science through experimental reflective teaching, stimulating children's thinking about content in the national curriculum of the 1st Cycle of Basic Education and develop teacher’s guides in order to promote a learning process and the quality of experimental reflective thinking of students. This dissertation has a character of action and research in which the teacher / researcher went through a training course, making a study of scientific topics to work, testing the experimental activities that performed with the students in class intervention. The implementation of teacher’s guides, held in academic year 2009/2010, in a 4th grade class of Primary School Jugueiros - Viseu. The class consisted of 24 students. Were taught four classes, totaling intervention in the classroom of 9 hours and 30 minutes. After the implementation of each guide, followed by its reformulation, based on qualitative data collected during the process of participant observation in the classroom. At the end of this process, were constructed and reformulated seven guides, covering topics on Electricity, Magnetism and Electromagnetism. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28910 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Cristina Pinto Condeço Baptista.pdf Acesso restrito! | 5,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |