Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28910

TítuloGuiões de ensino - aprendizagem das ciências para o 1º CEB: do circuito elétrico ao eletroíman
Autor(es)Baptista, Sandra Cristina Pinto Condeço
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Gomes, M. J. M.
Data2013
Resumo(s)A presente dissertação foi realizada no âmbito do mestrado em Estudos da Criança, especialidade em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico, sob o tema “Guiões de ensino-aprendizagem das Ciências para o 1º CEB: do circuito elétrico ao eletroíman”. O estudo tem como objetivos, promover o gosto e a curiosidade das crianças pela aprendizagem das ciências através do ensino experimental reflexivo, estimular o pensamento das crianças acerca de conteúdos presentes no currículo nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico e elaborar guiões base para os professores promoverem um processo de ensino aprendizagem experimental reflexiva e a qualidade de pensamento dos alunos. A presente dissertação teve um carácter de investigação–ação em que a professora/investigadora passou por um percurso de formação, fazendo um estudo dos tópicos científicos a trabalhar, testando as atividades experimentais que, numa fase posterior, implementou com os alunos em contexto sala de aula. A implementação dos guiões de ensinoaprendizagem, decorreu no ano letivo de 2009/2010, numa turma do 4º ano de escolaridade da Escola Básica de 1º Ciclo de Jugueiros – Viseu. A turma era constituída por 24 alunos. Foram lecionadas 4 aulas, perfazendo um total de intervenção em sala de aula de 9 horas e 30 minutos. Após a implementação de cada guião de ensino-aprendizagem, seguiu-se a sua reformulação, tendo por base os dados qualitativos recolhidos durante o processo de observação participante em sala de aula. No final de todo este processo, foram construídos e reformulados sete guiões de ensino-aprendizagem, que abordam temas sobre Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo.
The present work was carried out within the Masters in Child Studies, specializing in Experimental Science Teaching in Primary Education, under the theme of “Teaching and learning guides of science for the 1st Cycle of Basic Education: from electrical circuit to electromagnet”. The study aims to promote the taste and curiosity of children by learning science through experimental reflective teaching, stimulating children's thinking about content in the national curriculum of the 1st Cycle of Basic Education and develop teacher’s guides in order to promote a learning process and the quality of experimental reflective thinking of students. This dissertation has a character of action and research in which the teacher / researcher went through a training course, making a study of scientific topics to work, testing the experimental activities that performed with the students in class intervention. The implementation of teacher’s guides, held in academic year 2009/2010, in a 4th grade class of Primary School Jugueiros - Viseu. The class consisted of 24 students. Were taught four classes, totaling intervention in the classroom of 9 hours and 30 minutes. After the implementation of each guide, followed by its reformulation, based on qualitative data collected during the process of participant observation in the classroom. At the end of this process, were constructed and reformulated seven guides, covering topics on Electricity, Magnetism and Electromagnetism.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28910
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Cristina Pinto Condeço Baptista.pdf
Acesso restrito!
5,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID