Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28888

TitleO conhecimento do património musical português: projeto de intervenção com música tradicional
Author(s)Araújo, Cristiana Patrícia Costa
Advisor(s)Vieira, Maria Helena
KeywordsMúsica
Música tradicional
Educação pré- escolar
Music
Traditional music
Pre-school education
Issue date5-Jul-2013
Abstract(s)O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e descreve e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica realizado nas valências de jardim-de-infância e de creche intitulado “O Conhecimento do Património Musical Português: Projeto de intervenção com Música Tradicional”. Reconhecendo que a educação musical proporciona diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, o projeto surgiu com o intuito de contribuir para a melhoria das práticas educativas utilizando a música tradicional portuguesa como via privilegiada para o desenvolvimento educativo, cultural, artístico e social das crianças em idade pré-escolar. Este projeto visou também avaliar o impacto da utilização da música Tradicional Portuguesa nas atividades e rotinas pedagógicas com crianças em idade pré- escolar. Tendo em conta que todas as crianças aprendem com as experiências do dia-a-dia, o pré-escolar é muito importante para as crianças iniciarem o seu processo formal de aprendizagem e evolução intelectual. O projeto reforça a ideia de que a música deve ser inserida no contexto educativo, pois contribui para o desenvolvimento da concentração, criatividade, acuidade auditiva, controlo da ansiedade, comunicação e interação com os outros. A música tradicional, emerge como um veículo favorável à aprendizagem da vida quotidiana e das tradições do povo, o que resulta numa aproximação à sociedade em que as crianças estão inseridas. O projeto salienta ainda a convicção de que a educação musical traz vantagens benéficas para a vida social das crianças, uma vez que facilita a desinibição social. O canto e a dança em conjunto a partir do património musical português desenvolvem a capacidade de comunicação, o autoconceito e o respeito pelo outro e pela própria cultura e identidade.
This present report is part of the Master Degree in Pre-School Education of the Institute of Education of University of Minho, and it describes and justifies the intervention project conducted in two environments: a kindergarten and a nursery and it is entitled "Knowledge of Portuguese Musical Heritage: Intervention Project with Traditional Music." Recognizing that music education provides many benefits to children development, the aim of this work is to contribute to the improvement of educational practices using traditional Portuguese music as a privileged way to educational, cultural, artistic and social development of children in preschool. Moreover, this project also aimed to evaluate the impact of traditional Portuguese music in educational activities and routines in children in preschool. Given the fact that all children learn from daily experiences, preschool is rather important for children to begin their learning process and intellectual evolution. This project enhances the idea that music should be included in the educational context since it contributes to the development of various capacities, such as concentration, creativity, auditory perception, anxiety control, communication and interaction with others. Traditional music emerges as a privileged vehicle to learning from everyday life and traditions, which results in an approximation to the society in which children are embedded. The current project highlights the conviction that music education brings advantages to the social life of children, since it facilitates social disinhibition. Singing and dancing, together with Portuguese traditional music, develop the communication abilities as well as the children’s self-concept, respect for others and for their own culture and identity.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28888
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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