Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28887

Title"Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
Author(s)Silva, Cláudia Cristina Oliveira da
Advisor(s)Vieira, Maria Helena
KeywordsEducação infantil
Envolvimento parental
Tradição
Brinquedo
História
Brincar
Early childhood education
Parental involvement
Tradition
Toys
History
Play
Issue date16-Jul-2013
Abstract(s)Este trabalho procura responder à importância das interações escola – família- criança através do encontro e partilha de gerações. Foi realizado tendo por base o estágio curricular nas valências de pré – escolar e de creche numa instituição, em Braga, com crianças de cinco e dois anos de idade. Tem como título “Pai, como eras quando eras como eu?” – O confronto entre o brincar contemporâneo e o brincar tradicional como meio de Promoção do Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância. Trata-se de um projeto onde o envolvimento parental é promovido através do conhecimento por parte das crianças das práticas e brincadeiras infantis dos seus pais e tem como principais objetivos: 1. Investigar como o conhecimento da história dos seus pais pode promover o envolvimento parental, quer no contexto escolar, quer no dia-a-dia; 2. Investigar como as crianças lidam com os jogos e brinquedos dos seus pais sendo estes tão diferentes dos seus; 3. Levar história às crianças através da via afetiva e do passado das pessoas que lhes são mais chegadas, promovendo o aprofundar do conhecimento interpessoal; 4. Promover o interesse das crianças pela cultura, pelos brinquedos antigos e pela história, pela vida no tempo dos seus pais, alargando o seu conhecimento nesta área. Todos os objetivos foram alcançados com sucesso, superando as minhas expectativas, e criando inúmeras oportunidades de aprendizagem e divertimento às crianças.
Abstract This report seeks to describe the importance of school interactions between school, family and child through meeting and sharing between generations. It was developed in a pre-school and a daycare in an institution, in Braga, with five and two year old children. Is its title “Father, how were you when you were like me? The contrast between children’s play today and in the past as a way of promoting the parents involvement in kindergarten”. This is a project where parental involvement was promoted through the fostering of children´s knowledge of their parents’ childhood practices and play. Its main objectives: 1. Research how the knowledge of the history of their parents can promote parental involvement, both in the school context and in day-to-day life; 2. Research how children play with their parents’ games and toys considering they are so different from theirs; 3. Bring children closer to history through affection and through the past of their closer relatives; 4. Promote children's interest in culture, in the old toys and in history and the lifetime of their parents, extending their knowledge in this area; All goals were successfully achieved surpassing my expectations and creating numerous opportunities for learning and also fun for children.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28887
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cláudia Cristina Oliveira da Silva.pdf6,38 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID