Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28887
Título: | "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância |
Autor(es): | Silva, Cláudia Cristina Oliveira da |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Educação infantil Envolvimento parental Tradição Brinquedo História Brincar Early childhood education Parental involvement Tradition Toys History Play |
Data: | 16-Jul-2013 |
Resumo(s): | Este trabalho procura responder à importância das interações escola – família- criança
através do encontro e partilha de gerações. Foi realizado tendo por base o estágio
curricular nas valências de pré – escolar e de creche numa instituição, em Braga, com
crianças de cinco e dois anos de idade. Tem como título “Pai, como eras quando eras
como eu?” – O confronto entre o brincar contemporâneo e o brincar tradicional como
meio de Promoção do Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância. Trata-se de um
projeto onde o envolvimento parental é promovido através do conhecimento por parte
das crianças das práticas e brincadeiras infantis dos seus pais e tem como principais
objetivos:
1. Investigar como o conhecimento da história dos seus pais pode promover o
envolvimento parental, quer no contexto escolar, quer no dia-a-dia;
2. Investigar como as crianças lidam com os jogos e brinquedos dos seus pais
sendo estes tão diferentes dos seus;
3. Levar história às crianças através da via afetiva e do passado das pessoas que
lhes são mais chegadas, promovendo o aprofundar do conhecimento
interpessoal;
4. Promover o interesse das crianças pela cultura, pelos brinquedos antigos e
pela história, pela vida no tempo dos seus pais, alargando o seu
conhecimento nesta área.
Todos os objetivos foram alcançados com sucesso, superando as minhas expectativas, e
criando inúmeras oportunidades de aprendizagem e divertimento às crianças. Abstract This report seeks to describe the importance of school interactions between school, family and child through meeting and sharing between generations. It was developed in a pre-school and a daycare in an institution, in Braga, with five and two year old children. Is its title “Father, how were you when you were like me? The contrast between children’s play today and in the past as a way of promoting the parents involvement in kindergarten”. This is a project where parental involvement was promoted through the fostering of children´s knowledge of their parents’ childhood practices and play. Its main objectives: 1. Research how the knowledge of the history of their parents can promote parental involvement, both in the school context and in day-to-day life; 2. Research how children play with their parents’ games and toys considering they are so different from theirs; 3. Bring children closer to history through affection and through the past of their closer relatives; 4. Promote children's interest in culture, in the old toys and in history and the lifetime of their parents, extending their knowledge in this area; All goals were successfully achieved surpassing my expectations and creating numerous opportunities for learning and also fun for children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28887 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Cristina Oliveira da Silva.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |