Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28866
Título: | Uma abordagem preliminar às ciências naturais em contexto de creche e jardim-de-infância |
Autor(es): | Marinho, Margarida Isabel Lucas da Silva |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Criança Educação de infância Ciências naturais Aprendizagem activa Children Childhood education Natural science Active learning |
Data: | 21-Jan-2013 |
Resumo(s): | Estando a realização de um relatório de estágio inerente ao Programa da Unidade
Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado de Educação Pré-Escolar,
este mesmo afigura-se como fulcral na minha reflexão e aprendizagem acerca do estágio
em contexto de prática profissional, sendo que encerra em si o desenvolvimento de
todas as aprendizagens, a aquisição de cada conhecimento e a exploração de todas as
reflexões construídas ao longo deste percurso.
É nele exposta a intervenção pedagógica realizada em contextos de Creche e
Jardim-de-Infância, onde foi explorada a dimensão pedagógica Actividades e Projectos
no sentido de promover a realização de variadas actividades e experiências de
aprendizagem activa e de construção integrada de conhecimentos.
A nível teórico apresentam-se 2 questões: a primeira prende-se com uma
exploração à educação pré-escolar como primeira instância da Educação Básica e ainda
à criança como cerne do processo educativo envolto. Daqui partimos para a segunda
questão, que visa uma breve abordagem à aprendizagem activa e à emergência de
resposta aos interesses e necessidades das crianças.
Estas duas questões dão-nos o mote para a última questão levantada, que se
prende com a abordagem das ciências naturais na Educação Pré-escolar.
É retratado ainda, num capítulo seguinte, a parte prática do Estágio, onde
podemos conhecer o contexto de intervenção pedagógica – a instituição e cada valência
pormenorizada. Está reservada ainda neste capítulo uma parte para a exposição do
projecto de intervenção pedagógica, onde é explorada a intervenção em cada valência
com a apresentação de algumas das actividades desenvolvidas. Being the completion of a probation report inherent of Master Degree in Pre- School Education, the same as it is central to my thinking and learning about the stage in the context of professional practice , and that encloses the development of all learning , the acquisition of all knowledge and exploitation of all reflections built along this route . In it it’s exposed the educational intervention conducted in contexts of Nursery and Kindergarden, where was explored pedagogical dimension Activities and Projects to promote the implementation of various activities and learning experiences active and integrated construction of knowledge . The theoretical level presents two issues : the first concerns an exploration of pre-school education as the first stage of Basic Education as well as the child 's educational process wrapped heart . From here we went to the second question , which seeks a brief approach to active learning and the emergency response to the interests and needs of children . These two issues give us the motto for the last issue raised , which relates to the approach of the natural sciences in Preschool Education . It’s still pictured is still , in the next chapter , the practical part of the stage , where we learn the context of pedagogical intervention - the institution and each valence detailed . In this chapter is reserved for a portion of the exposure draft pedagogical intervention , where the intervention is explored in each valence with the presentation of some of the activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28866 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Margarida Isabel Lucas da Silva Marinho.pdf Acesso restrito! | 5,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |