Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/2886

TitleDesenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
Author(s)Coquet, Eduarda
KeywordsAprendizagem da fala
Aprendizagem do desenho
Aprendizagem da escrita
Issue dateOct-2003
JournalEnsinarte
Citation"Ensinarte". ISSN 1645-7668. 2 (2003) 2-7.
Abstract(s)Desenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2886
ISSN1645-7668
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:DEAEF - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COQUET_Desenharumtexto.pdf130,26 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID