Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/2886
Título: | Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho: analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
Autor(es): | Coquet, Eduarda |
Palavras-chave: | Aprendizagem da fala Aprendizagem do desenho Aprendizagem da escrita |
Data: | Out-2003 |
Revista: | Ensinarte |
Citação: | "Ensinarte". ISSN 1645-7668. 2 (2003) 2-7. |
Resumo(s): | Desenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/2886 |
ISSN: | 1645-7668 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DEAEF - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COQUET_Desenharumtexto.pdf | 130,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |