Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28858
Título: | Conhecimento do mundo : explorar e descobrir o mundo físico na creche e no jardim de infância |
Autor(es): | Lomba, Marisa Filipa Pimenta |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Conhecimento do mundo Mundo físico Aprendizagem ativa Exploração Experimentação Descoberta Atividades experimentais Knowledge of the world Physical world Active learning Exploration Experimentation Discovery Experimental activities |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido nos contextos
de creche e jardim de infância no âmbito da Unidade Curricular, Prática de Ensino
Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da
Universidade do Minho, que permitiu proporcionar às crianças um conjunto de atividades
relacionadas com a abordagem ao conhecimento do mundo físico.
O projeto de intervenção num e noutro contexto partiu da observação e interação com o
grupo de crianças e reflexão com as educadoras cooperantes, estes processos permitiram
conhecer e compreender o contexto educativo, identificar os interesses e necessidades das
crianças e desenvolver uma intervenção pedagógica intencional, sustentada nos mesmos, assim
como, promover um ambiente de aprendizagem ativa.
O projeto desenvolvido em ambos os contextos foi resultado dos interesses das crianças,
desta forma o projeto visou responder aos mesmos, ampliando a sua curiosidade e desejo de
saber mais acerca do mundo físico, através da criação de oportunidades de exploração,
experimentação e descoberta, desenvolvendo uma aprendizagem ativa.
No jardim de infância as estratégias pedagógicas relacionaram-se com o
desenvolvimento de atividades experimentais e a inclusão de uma área das ciências e
experiências. As crianças tiveram oportunidade de explorar, manipular e experimentar diversos
objetos e materiais e fazer novas descobertas acerca dos fenómenos naturais, favorecendo o
interesse e gosto pelas ciências físicas. A intervenção contribuiu para as crianças desenvolverem
novos conhecimentos acerca dos fenómenos físicos, assim como, promoveu o desenvolvimento
de algumas competências e atitudes ligadas às ciências.
Em creche as estratégias de intervenção relacionaram-se com o desenvolvimento de
atividades de exploração de materiais e objetos. Às crianças foram proporcionadas atividades de
exploração e manipulação que permitiram o contacto com novos e diferentes materiais e
objetos, bem como, promoveram a observação atenta e a participação ativa em fenómenos do
quotidiano, tornando possível a construção de novos conhecimentos acerca do mundo que as
rodeia e apoiar a curiosidade e o desejo de saber acerca do mesmo. This report presents a pedagogical intervention project developed in the day care and kindergarten context regarding the Practical Curricular, Unit of Supervised Teaching Practice, which is part of the Master’s study plan for Preschool Education in University of Minho. It provided the children with a set of activities related to the approach of physical world knowledge. The intervention project in one and other contexts came from the observation and interaction with the group of children and from the reflection with the cooperating teachers. These processes made it possible to know and understand the educational context, to identify the children´s interests and needs and to develop an intentional pedagogical intervention, based upon the children, and to promote an active learning environment. The project developed in both contexts resulted from the children’s interests, aiming to fulfill them, widening their curiosity and their desire to know more about the physical world, through the creation of exploration opportunities, experiments and discovery, developing an active learning. The pedagogical strategies in kindergarten had to do with the development of experimental activities and the introduction of a science and experiments topic area. The children had the opportunity to explore, manipulate and experiment several objects and materials and to make new discoveries about natural phenomena, increasing the interest and pleasure in physical sciences. The intervention allowed the children to develop new knowledge about physical phenomena, and promoted the development of certain skills and attitudes towards the science. In day care, the intervention strategies had to do with the development of activities related to the exploring of materials and objects. The children were provided with exploration and manipulation activities. These provided contact with new and different materials and objects. They also promoted the careful observation and the active participation in daily phenomena, making the construction of new knowledge of their surrounding world possible, and supporting the curiosity and desire to know more about it. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28858 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marisa Filipa Pimenta Lomba.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |