Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28857
Título: | Intervenção pedagógica para a gestão de conflitos interpessoais |
Autor(es): | Cortez, Márcia |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Data: | 31-Mai-2013 |
Resumo(s): | O presente relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa documentar o Projeto de
Intervenção Pedagógica desenvolvido nas valências Creche e Jardim de Infância.
O Projeto de Intervenção Pedagógica iniciou-se numa sala de Jardim de Infância
com um grupo de crianças de cinco anos de idade e partiu da identificação de frequentes
situações de conflito entre as crianças e das dificuldades na sua resolução de forma
positiva. Os conflitos eram frequentes no seio do grupo e era recorrente o uso da
agressão física como estratégia de resolução. A fim de compreender melhor esta
problemática procedeu-se a uma observação mais atenta destes incidentes, procurando
perceber a sua origem, as estratégias usadas pelas crianças na sua resolução e o papel do
educador perante este tipo de situações.
Assim, este projeto cujo tema é Intervenção Pedagógica para a Gestão de
Conflitos Interpessoais, incide na dimensão pedagógica Interações e visou promover o
desenvolvimento de relações sociais positivas entre as crianças e estimular a
aprendizagem de competências de resolução de conflitos interpessoais.
A observação dos contextos, das relações entre as crianças e um conjunto de
referenciais teóricos foram as bases da definição do conjunto de estratégias de
intervenção implementadas e avaliadas. Deste conjunto de estratégias destaca-se a
leitura e exploração de histórias, a criação de regras sociais a partir da reflexão sobre
problemas interpessoais, a dramatização de situações de interação social, jogos
cooperativos e estratégias de mediação de conflitos.
Ao longo do projeto, a observação e reflexão sobre a ação e o diálogo com a
teoria possibilitou a identificação de progressos nas relações entre crianças nos grupos
de Jardim de Infância e de Creche. No primeiro contexto foi percetível uma diminuição
das situações de conflito interpessoal e uma crescente capacidade, das crianças, para
usar estratégias positivas de resolução de problemas. Em contexto de creche a
intervenção pedagógica desenvolvida revelou-se eficaz na melhoria do clima de bemestar
das crianças e do seu envolvimento nas atividades, duas condições pedagógicas
que contribuem para a construção de relações sociais positivas entre crianças e para a
prevenção de conflitos. This report forms part of the course of Supervised Teaching Practice, the Master of Education Pre-School and aims to document the Pedagogical Intervention Project developed in valences Nursery and Pre-School. The Pedagogical Intervention Project began in one room the Pre-School with a group of children five years old and came from the identification of frequent conflict between the children and the difficulties in its resolution positively. The conflicts were frequently in the group and the strategy method used to resolve them was physical violence. In order to better understand this issue proceeded to a closer observation of these incidents, seeking to understand its origin, the strategies used by children in their resolution and the role of the educator before this kind of situations. Thus, this project themed Educational Intervention for Interpersonal Conflict Management, focuses on the pedagogical dimension Interactions and aimed to promote the development of positive social relationships between children and encourage learning skills for resolving interpersonal conflicts. The observation of the contexts, relationships between children and a set of theoretical bases were set definition of intervention strategies implemented and evaluated. This set of strategies highlight the reading and exploring stories, creating social rules from the reflection on interpersonal problems, the dramatization of social interaction situations, cooperative games and conflict mediation strategies. Throughout the project, observation and reflection on action and dialogue with the theory enabled the identification of progress in relations between groups of children in Pre-School, Pre-School and Nursery. In the first context was a decrease perceptive of interpersonal conflict and a growing ability of children to use positive strategies to solve problems. In the context of the educational intervention designed Nursery has proved effective in improving the climate for well-being of children and their involvement in activities, two pedagogical conditions that contribute to building positive social relationships between children and the prevention of conflicts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28857 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio_Final_Marcia_10-03.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |