Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28848
Título: | O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
Autor(es): | Peixoto, Sandra Filipa Louro |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Educação infantil Gosto musical Géneros musicais Childhood education Musical taste Musical genres |
Data: | 5-Dez-2013 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio foi realizado tendo por base o estágio curricular realizado ao
longo de quatro meses, nas valências de Creche e Jardim de Infância, na Associação de São
José, em Braga. O título do meu projeto de intervenção é O gosto musical no Jardim de Infância
e na Creche: Descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos. Este tema
foi escolhido durante a minha observação, durante o qual foi possível verificar um interesse
especial destas crianças (tanto no jardim-de infância, como em creche) pelas áreas
extracurriculares que envolviam música ou a dança, e um gosto especial que estas
demonstravam em cantar canções nos tempos livres. O projeto teve como objetivos desenvolver
o conhecimento dos vários géneros musicais; sensibilizar o gosto artístico das crianças;
desenvolver as capacidades de atenção, concentração e memorização; fortificar o envolvimento
parental; e demonstrar a produtividade deste trabalho quando realizado desde idades pequenas.
O modelo curricular utilizado foi o modelo High/scope. Os objetivos foram alcançados e para
tal todas as atividades foram do interesse e do agrado das crianças, para isso, tentei sempre criar
uma sequência ao longo das atividades para um maior sucesso no alcance desses mesmos
objetivos. This internship report was conducted based on the curricular project fulfilled over four months in valences of Nursery and Kindergarten, in the Associação de S. José, in Braga. The title of my intervention project is “Musical taste in kindergarten and nursery: Discovering taste and musical genre and in the family and with friends” This theme was chosen during my observation, during which was possible to verify a particular interest of these children (both in the kindergarten in daycare) about extracurricular areas involving music and dance and a special curiosity that they demonstrated in singing songs in their spare time. The project aimed at: developing the knowledge of various music genres in the children; sensitizing then artistic taste; developing then ability of attention, concentration and memory; strengthening parental involvement; and demonstrating the productivity of this work when done from early ages. The curricular model used was the High/scope. The objectives were achieved, all the activities were of interest or the children, and there was always tried an attempt create a sequence of activities for greater success in achieving these same goals. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28848 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Filipa Louro Peixoto.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |