Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28829

TítuloPerceções de alunos do 11º ano sobre a importância da Química: um estudo centrado no ensino do tema "Chuva ácida" em articulação com o dia-a-dia
Autor(es)Silva, Manuel Gomes
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data2013
Resumo(s)A Química é, provavelmente, a ciência que mais contribuiu para o nosso atual modo de vida e aquela que ainda está mais presente no dia-a-dia das pessoas. Contudo, embora comummente reconhecida como importante, a Química não é das ciências que recolhe maiores simpatias, designadamente junto dos estudantes, como mostram estudos relacionados com as opiniões e atitudes dos alunos face à Química. Por essa razão, tem-se verificado preocupação, entre os políticos e os responsáveis de instituições científicas, acerca das opções dos jovens que ingressam no ensino superior, as quais evidenciam um afastamento das ciências que pode fazer perigar a continuidade da própria investigação em Química. Neste enquadramento propusemo-nos perceber em que medida um contexto educacional que explicita a relação da Química com a vida quotidiana e revela a importância do trabalho dos investigadores e cientistas pode contribuir para alterar as opiniões de alunos do 11º ano em relação à Química. Através de propostas de investigação dirigidas a pequenos grupos, que lhes possibilitem o contacto com os objetos da Química, e posterior discussão e interpretação desses trabalhos, pretendeu-se motivá-los para a aprendizagem e para uma relação com o conhecimento acumulado que fizesse progredir, no sentido desejado, o seu interesse e desempenho nesta disciplina. Dados recolhidos através de um questionário de opinião centrado em aspetos como importância da Química, bem como na utilidade, dificuldades e interesse dos alunos pela disciplina de Química, aplicado em três momentos, a uma turma de alunos, do 11º ano, de Ciências e Tecnologia, que foram objeto da intervenção pedagógica, sugerem que a intervenção em causa influenciou positivamente a atitude dos alunos relativamente à disciplina, com reflexos no seu desempenho escolar.
Chemistry is the science that most contributes to people’s actual way of living and it is ever present in our daily life. However, although Chemistry is acknowledged as an important area of knowledge, research studies focusing on opinions on and attitudes towards Chemistry suggest that it is not the science that deserves more sympathy, namely from students. Therefore, an ever growing concern among politicians and science research institutions has been shown with regard to the area of study choices of students that enter higher education. In fact, those choices reveal a rejection of science which may even put into question the future of Chemistry research. Bearing in mind this issue, it was decided to investigate whether or not a pedagogical intervention that makes it explicit the relationship between Chemistry and daily life and that highlights the importance of the work of scientists and researchers may foster the development of 11th graders’ opinions towards Chemistry. The intervention was based on research proposals to be carried out by students organized in small groups. These proposals were designed in such a way as to enable students to get acquainted with Chemistry objects. Afterwards, a discussion on the results of students’ teamwork was expected to increase their motivation to learn new Chemistry knowledge and to develop a better relationship with Chemistry knowledge. These were expected to be able to improve students’ interest in the school subject under question in this report. Data on the efficacy of the intervention were collected by means of an opinion questionnaire dealing with issues like the importance of Chemistry as well as with utility, difficulties and interest of the students in Chemistry as a school subject. The questionnaire was applied three times to an 11th grade class, attending the Science and Technology area of studies and that was submitted to the pedagogical intervention referred to above. Results indicate that the intervention had a positive effect on students’ attitudes towards chemistry and had some impact on students’ performance in Chemistry as well.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28829
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuel Gomes Silva.pdf9,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID