Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28772

TítuloAnálise da usabilidade do protótipo Web : atreve-te com o Scratch
Autor(es)Costa, Hélder Feliciano Almeida da
Lopes, Ana João Ribeiro
Sousa, Adriana
Sousa, Rui Miguel
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveUsabilidade
Avaliação heurística
Scratch
Protótipos multimédia
Usability
Heuristic evaluation
Multimedia prototype
DataJul-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)No presente artigo apresentamos a descrição das diferentes fases de desenho e desenvolvimento do protótipo Web “Atreve-te com o Scratch“, bem como a avaliação da sua usabilidade. Assim, expomos para cada teste realizado: os objetivos, a descrição, os métodos e as técnicas de recolha de dados; a amostra e o perfil da mesma; a síntese dos resultados e as recomendações. Foram efetuados os seguintes testes: exploratório com o público-alvo; de avaliação do interface e do conteúdo; avaliação heurística; de avaliação com utilizadores semelhantes aos utilizadores finais; de satisfação. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que o protótipo é efetivamente uma opção válida para o nosso público-alvo.
In this paper we present a description of the different phases of design and development of the prototype “Atreve-te com o Scratch”, as well as its usability evaluation. Thus, we explain the objectives, description, method and techniques of data collection, sample and profile, as well as the synthesis and recommendations for each test performed. We made the following tests: exploratory with the target audience; interface and content; heuristic evaluation; test with users similar to target; user satisfaction. From the obtained data we conclude that the prototype is a viable option for our target audience.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28772
ISBN978-989-97374-2-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
32_atas_challenges2013_Helder_JALencastre.pdf456,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID