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https://hdl.handle.net/1822/28698
Título: | A motivação intrínseca no 1º ciclo do ensino básico : contributos do projeto curricular integrado |
Autor(es): | Marinho, Jennifer Cristina |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Palavras-chave: | Motivação intrínseca Projeto curricular integrado Metodologia de investigação de problemas Investigação-ação Construção do conhecimento escolar Desenvolvimento profissional |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | É fundamental que os alunos, desde de cedo no seu percurso escolar, se sintam
motivados para aprender e desenvolvam uma atitude positiva e autónoma perante a sua
aprendizagem. As atividades que são intrinsecamente motivadas são mais recompensadoras, as
crianças aprendem mais com estas atividades, retêm e aprendem com mais eficácia e são mais
envolvidas na sua própria aprendizagem e desenvolvimento. Baseado na metodologia de
investigação-ação, é discutido e analisado de que forma o desenvolvimento de um Projeto
Curricular Integrado pode proporcionar oportunidades e experiências favoráveis para a promoção
da motivação intrínseca das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Por conseguinte, os principais objetivos deste estudo centram-se em compreender de que
forma o desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado promove a construção ativa e crítica
de conhecimentos significativos, nomeadamente através da exploração e desenvolvimento de
conhecimentos e competências consignados no currículo e como atribui significado à construção
de atividades e estratégias que potencializam o aumento da motivação intrínseca dos alunos.
Procura-se ainda analisar o papel de reciprocidade entre a motivação intrínseca e o trabalho,
orientado de acordo com a metodologia de investigação de problemas, realizado no âmbito do
Projeto Curricular Integrado e evidenciar os processos que levam a implementação de um Projeto
Curricular Integrado a contribuir de forma positiva para o desenvolvimento profissional do
professor.
Procura-se demonstrar como o professor pode, ao elaborar um Projeto Curricular
Integrado em colaboração com os alunos, ao fazer pequenas adaptações às atividades regulares
da sala de aula e implementar diversas estratégias, criar um ambiente que favorece a motivação.
A implementação deste Projeto possibilitou a mobilização e construção dos conhecimentos
do professor mas também criou condições para estabelecer um novo patamar no
relacionamento entre aluno e professor, propiciador de motivação para a aprendizagem, que
poderá marcar uma diferença positiva no percurso escolar dos alunos. Tornou-se claro como a
utilização de um Projeto Curricular Integrado e as diversas estratégias apresentadas ao longo
deste trabalho contribuem para o aumento do enriquecimento do processo de ensino e
aprendizagem dos alunos, tornando-os construtores do conhecimento mais responsáveis,
conscientes e motivados. It is essential that students develop a positive attitude, become autonomous towards learning and feel motivated to learn early in life. Intrinsically motivating activities are more rewarding for the children and thus helps them to retain and learn more efficiently by involving them in the development of their own learning and growth. Based on a action-research methodology, in this paper we will discuss and analyze how the development of an Integrated Curriculum Project can provide opportunities and experiences that promote intrinsic motivation in Primary School students. The main objectives of this study are centered on understanding how an Integrated Curriculum Project promotes the active and critic construction of significant knowledge, particularly through the exploration and development of knowledge and skills outlined in the curriculum and the implementation of activities and strategies that increase student’s intrinsic motivation. We also seek to also analyze the role of reciprocity between intrinsic motivation and work, oriented according to a research methodology conducted under the Integrated Curriculum Project and how this kind of project has a positive impact on professional growth. Furthermore, we seek to demonstrate how a teacher, by making small adjustments to regular activities and implementing a diversity of strategies, can collaboratively create an Integrated Curriculum Project with the students that produce a motivating environment. The implementation of this Project enabled the teacher to mobilize and develop knowledge, but it also created the conditions for establishing a new level in the student-teacher relationship that develops motivation for learning that can have a positive effect on the student’s school lives. It became clear how the use of this type of project and the diverse strategies used throughout, contributed to the enrichment of the students teaching and learning process, making it possible for them to become responsible, conscious and motivated students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28698 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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