Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28692
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Celestino | - |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-07T13:09:27Z | - |
dc.date.available | 2014-04-07T13:09:27Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-22-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/28692 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma comparação entre as avaliações da usabilidade e da acessibilidade que envolveram a criação de dois protótipos multimédia para formação de reclusas em e-learning, especificamente as formações “Moodle” e “Técnicas de Procura de Emprego” no âmbito do projeto de investigação ( e-Pris ) e-Learning em Estabelecimentos Prisionais. Construímos os nossos protótipos multimédia, utilizando um modelo genérico de desenho instrucional ADDIA. Este envolveu o planeamento dos protótipos multimédia, a elaboração dos materiais e os testes de usabilidade, com os peritos e com utilizadores semelhantes ao público-alvo, bem como os testes de acessibilidade. A avaliação da usabilidade dos protótipos multimédia educativos por utilizadores com características aproximadas às do público-alvo permitiu verificar que os utilizadores conseguiram aprender facilmente a usar os protótipos (Learnability), a executar as tarefas de forma eficiente (Efficiency) e com satisfação (Satisfaction). Os protótipos revelaram-se, ainda, pouco sujeito a erros (Errors). Apenas não foi devidamente avaliado o parâmetro sobre a facilidade de memorizar, relacionado com a facilidade de lembrar o funcionamento dos protótipos (Memorability) depois de um período de inatividade. A avaliação da acessibilidade permitiu melhorar a utilização dos protótipos, não só para os utilizadores com necessidades especiais, mas também para todos os utilizadores. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Usabilidade | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Prototipo multimédia | por |
dc.subject | e-learning | por |
dc.title | Usabilidade e acessibilidade de protótipos multimédia educativos: estudo comparativo | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 6267 | por |
oaire.citationEndPage | 6285 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
37_XII_Galaico2013_Celestino&Lencastre.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |