Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28692

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Celestino-
dc.contributor.authorLencastre, José Alberto-
dc.date.accessioned2014-04-07T13:09:27Z-
dc.date.available2014-04-07T13:09:27Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28692-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma comparação entre as avaliações da usabilidade e da acessibilidade que envolveram a criação de dois protótipos multimédia para formação de reclusas em e-learning, especificamente as formações “Moodle” e “Técnicas de Procura de Emprego” no âmbito do projeto de investigação ( e-Pris ) e-Learning em Estabelecimentos Prisionais. Construímos os nossos protótipos multimédia, utilizando um modelo genérico de desenho instrucional ADDIA. Este envolveu o planeamento dos protótipos multimédia, a elaboração dos materiais e os testes de usabilidade, com os peritos e com utilizadores semelhantes ao público-alvo, bem como os testes de acessibilidade. A avaliação da usabilidade dos protótipos multimédia educativos por utilizadores com características aproximadas às do público-alvo permitiu verificar que os utilizadores conseguiram aprender facilmente a usar os protótipos (Learnability), a executar as tarefas de forma eficiente (Efficiency) e com satisfação (Satisfaction). Os protótipos revelaram-se, ainda, pouco sujeito a erros (Errors). Apenas não foi devidamente avaliado o parâmetro sobre a facilidade de memorizar, relacionado com a facilidade de lembrar o funcionamento dos protótipos (Memorability) depois de um período de inatividade. A avaliação da acessibilidade permitiu melhorar a utilização dos protótipos, não só para os utilizadores com necessidades especiais, mas também para todos os utilizadores.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectPrototipo multimédiapor
dc.subjecte-learningpor
dc.titleUsabilidade e acessibilidade de protótipos multimédia educativos: estudo comparativopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage6267por
oaire.citationEndPage6285por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
37_XII_Galaico2013_Celestino&Lencastre.pdf3,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID