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TítuloManipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK
Autor(es)Oliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveTecnologias da informação e comunicação
Interface tangíveis
Manipulativos digitais
TOK
Jardim de infância
Consciência fonológica
Information and communication tecnologies
Tangible interface
Digital manipulative
Kindergarten
Phonological conscience
Data2013
Resumo(s)Vivemos hoje na sociedade do Conhecimento onde o avanço da tecnologia tem proporcionado inúmeras alterações no dia-a-dia, com vista a facilitar e proporcionar novos conhecimentos ao Homem. A acompanhar a evolução da Sociedade encontra-se a Escola, na tentativa de satisfazer as necessidades dos alunos, bem como, proporcionar novas situações de aprendizagem interativa aliada às TIC. Já que a utilização das TIC na escola possibilita um vasto leque de oportunidades, desenvolvendo as capacidades cognitivas da criança, a presente dissertação pretende mostrar que um interface digital/ tangível, como o TOK, pode favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica num grupo de crianças de cinco anos. O Ensino Pré-escolar em Portugal, tem sentido dificuldades em implementar as TIC no seu currículo, apesar de já fazer parte das Orientações Curriculares para este nível de ensino. Muitos jardim-de-infância não as integram no desenvolvimento das crianças, devido a falta de recursos, por ser um material caro e por falta de formação por parte dos profissionais. O TOK é um interface digital, por isso é um sistema menos centrado no computador e mais no utilizador, proporcionando assim novas oportunidades de aprendizagem para diferentes tipos de público, proporcionando a interação com conteúdos digitais, que são especialmente relevantes para crianças do jardim-de-infância. Esta nossa investigação é um estudo de caso misto, pois envolveu um grupo de 20 crianças de 5 anos de um estabelecimento de ensino privado. O estudo realizou-se ao longo de 4 meses onde as crianças interagiam com o interface em atividades planeadas pela educadora/ investigadora do estudo. Para recolha de dados recorremos à observação direta bem como à aplicação de testes que avaliam a consciência fonológica e que foram aplicados antes e depois da intervenção. Os resultados mostram que houve uma evolução quanto aos sub-testes de nomeação, definição verbal, discriminação de pares de palavras e identificação de palavras que rimam, revelando o potencial destes novos ambientes na aprendizagem das crianças do pré-escolar.
We live nowadays in the society of Knowledge, where the tecnological advance has provided uncountable changes in day-to-day life, aiming to ease and provide new knowledge to Man. Keeping pace with society’s evolution there is the School, in an attempt to supply the students’needs, as well as provide new interactive learnig situations connected to the ICT. Once the ICT at school allows a wide range of opportunities, developing the children's cognitive capacities, the present thesis aimes to show that a digital/tangible interface like the TOK can favour the development of the phonological counscience in a group of five year old children. Pre-school education in Portugal has been feeling some difficulties in implementing the ICT in its curriculum, in spite of the ICT being part of the Curricular Orientations for this level of education. There are many kindergartens that don't make them part of the children’s development due to lack of resources, because the materials are very expensive, and to lack of training of its professionals. The TOK is a digital interface, so it's a system less centered in the computer and more in the user, providing therefore new learning opportunities for different kinds of public, suplying digital contents specially relevant to kindergarten children. This investigation of ours is a mixed study case, as it's involved a group of 20 five year old children from a private school. The study took place for four months, during which time the children interacted with the interface in activities planned by their teacher, the study investigator. For the result collecting, we used the direct observation as well as the application of tests that evaluate the phonological conscience and that were applied before and after the intervention. The results show that there has been an evolution at the sub-tests of designation, verbal definition, pairs of words descrimination and identification of rhyming words, revealing the potencial of these new environments in pre-school children learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologias Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28689
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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