Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2865

TítuloAutognose e (des)memória: Guerra Colonial e Identidade Nacional em Lobo Antunes, Assis Pacheco e Manuel Alegre
Autor(es)Cardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira
Orientador(es)Sousa, Carlos Mendes de
Data2004
Resumo(s)O tema desta tese de mestrado tem a ver, antes de mais, com a inquietação que nos causa o (estranho) apagamento da guerra colonial da nossa arena social. Na busca de respostas, propusemo-nos compreender se a literatura representa (e de que forma o faz) um tema que, a nível social, tem sido censurado, procurando, também, entender se há, entre este tema e a nossa identidade nacional, alguma relação. Para tal, escolhemos três autores que consideramos fundamentais para a abordagem desta guerra na literatura, tendo também seleccionado um corpus representativo sobre esta questão. Nessas obras apercebemo-nos que a guerra colonial portuguesa é um momento chave para o entendimento de dois momentos importantes do nosso país - antes e depois do 25 de Abril de 1974 -, momentos que marcam a viragem de cinco séculos de História. Na literatura estudada apreendemos que a propalada necessidade de reflexão (autognose) continua a existir, o que deriva de uma clara (des)memória para com o nosso passado mais recente. Mas a obra literária mostrou-nos que esse diálogo que urge levar a cabo tem sido adiado, sendo a literatura o único espaço onde essa introspecção é (im)possível. A verdade na obra literária representa um presente sem memória, logo, um presente que se auto destrói, que deixa a sua História apodrecer. Esta verdade é globalizante, pois a guerra colonial e o Luso sapiens que a fez (o veterano de guerra que escreve), são o espelho de uma identidade que se mitifica, perenizando um trauma uma vez mais recalcado, o que nos coarcta e nos faz ser, de novo, ninguém. Chegados a um mundo possível que é a literatura da guerra colonial, descobrimos que debaixo do esplendor do sol que é a realidade portuguesa pós-Abril, por detrás da realidade kitsch em que vivemos (uma outra forma de país das maravilhas, como no regime ditatorial), há um mundo subterrâneo, o mundo do lusíada do avesso, do trauma – insuperável - de guerra que emerge na literatura numa escrita anafórica, repleta de metáforas e experiências autobiográficas, fazendo coexistir tempos e espaços (tempo africano da guerra que se estica invadindo o tempo contemporâneo e a antiga metrópole). Mas ficcionar é declarar a (im)possibilidade de o fazer, pois a autognose é apenas possível na memória do sistema literário. Autobiográfica e auto-organizativa, esta literatura, que é um sentimento de si da existência do veterano de guerra, mina-se, diz-se incapaz de tornar a guerra em ficção, mas essa negação é a sua existência possível na literatura, por falta de um memorial na realidade empírica. Este ensaio é, afinal, a constatação da presentificação do lastro da guerra no nosso presente (marcas pós-coloniais), logo, a confirmação (dolorosa) de que vivemos numa realidade democrática açucarada, que esconde a verdade e nos dá uma outra verdade. Essa literatura escreve a identidade de todos nós, mas também o labirinto onde nos perdemos. Resta perguntar: com uma ausência definitiva ?
The theme of this mastership thesis deals, first of all, with an inquietation due to the (strange) erasure of the Portuguese colonial war from the portuguese social arena. Seeking answers, we proposed to understand if literature represents (and, if it does, in what way) a theme that has been censored, trying also to find out a possible relation between that theme and our national identity. For that, we choose three authors that we believe are representative to understand this colonial war, having also selected a representative corpus on this question. In those works we understand that the portuguese colonial war is a key moment to the comprehension of two different periods of our country - before and after the 25th April 1974 – which mark the turning of five centuries of History. In this literature that we’ve studied we apprehended that the so called necessity of reflection (autognosis) still exists, what derives from a clear lack of memory towards our recent past. But literary work showed us that that imperative dialogue has been postponed, and that literature is the only space in which that self-examination is (im)possible. Truth in literary work represents a present time with no memory, that is, consequently, destroying itself, leaving its own History to rottenness. This true is globalistic, because the portuguese colonial war and the Luso sapiens who made it (war veteran that is also a writer), are the mirror of an identity which tends to mitify itself, perpetuing a trauma once more repressed, what restrains and makes us, again, nobody. Arrived into a possible world that is colonial war literature, we find out that under the sun’s splendor which is portuguese democratic reality after the revolution, under this kitsch reality in which we live (another form of wonderland, like it was in the dictatorial period), there is an undergroud world, the world of the reverse lusiade, of an insuperable war trauma that emerges in literature through an anaphoric writing, filled of metaphors and autobiographic experiences, making a coexistence of times and spaces (african time in war extends itself invading present time and old colonial metropole). But turning a real experience like war into fiction is to declare the (im)possibility of doing it, because autognosis is just possible in literary system ‘s memory. Autobiographical and self-organizative, this literature, which is the feeling of veteran’s itself existence, mines itself, says itself that there is impossible to fiction an experience like war, but that denial is its own possible existence in literature, due to the inexistence of a war memorial in empiric reality. This essay is, after all, the knowledge of our war’ s ballast in our own present time (postcolonial traces), so the affirmative (painful) answer that we live in a democratic sweet reality, which hides us all the true and gives us another true. This literature writes our own collective identity, but also the labyrinth where we’ ve lost ourselves. It remains to question: with a definitive absence ?
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2865
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID