Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/2863
Título: | A geologia, os geólogos e o manto da invisibilidade. |
Autor(es): | Brilha, J. B. |
Palavras-chave: | Ciência Sociedade Iliteracia científica Geologia Geólogos |
Data: | 2004 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Comunicação e Sociedade |
Citação: | "Comunicação e Sociedade" ISSN 1645-2089. 6 (2004) 257-265. |
Resumo(s): | O distanciamento entre a ciência e a sociedade tem vindo a preocupar os cientistas durante as últimas décadas. Neste trabalho apresentam-se alguns factores que podem, pelo menos em parte, justificar este afastamento, recorrendo ao exemplo da Geologia portuguesa: reduzido número de profissionais o que conduz a uma dificuldade de protagonismo e intervenção sociais, elevados níveis de iliteracia científica por parte da população, ausência de uma estratégia estatal para com os recursos geológicos do país e um deficiente tratamento das questões científicas por parte dos media. In recent decades, scientists have been increasingly worried about the gap between science and society. This paper discusses some factors that can explain this gap, mainly referring to the example of Geology in Portugal: deficient social intervention due to a reduced number of geologists, low level of scientific culture of the Portuguese population, low political interest towards geological resources, and deficient treatment of scientific issues by the media. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | O número 6 da revista Comunicação e Sociedade é temático dedicado à Comunicação da Ciência. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/2863 |
ISSN: | 1645-2089 |
Versão da editora: | http://www.dct.uminho.pt/docentes/pdfs/jb_geol_manto.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CCT - Artigos (Papers)/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jb_geol_manto.pdf | 154,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |