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TítuloBullying e o consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes da Universidade do Minho: um estudo no contexto do marketing social
Autor(es)Cunha, Anabela Rocha
Orientador(es)Farhangmehr, Minoo
Palavras-chaveBullying
Bebidas alcoólicas
Preço
Promoção
Facilidade de acesso
Grupo de pares
Marketing social
Alcohol beverages
Price
Promotion
Accessibility
Peer groups
Data2014
Resumo(s)Resumo: O Bullying trata-se de um problema atual a nível mundial que tem vindo a ganhar cada vez maior importância no seio da sociedade, sendo que por vezes apresenta-se de uma forma bastante visível e outras vezes nem é reconhecido ou admitido como um problema. Ao nível do Ensino Superior, este é um tema ainda pouco abordado. O presente estudo tem como objetivo perceber se existe Bullying entre os estudantes da Universidade do Minho, em particular a sua influência no consumo excessivo de álcool. O consumo excessivo de álcool entre os estudantes universitários é um problema grave e não deve ser negligenciado, sendo portanto necessário criar soluções para o reduzir. Para tal, é importante perceber o que leva os jovens a beber em excesso, se por opção própria ou por influência e pressão de outros. A temática enquadra-se no Marketing social de forma a arranjar possíveis formas de combater o problema. Assim para esta investigação adotaram-se dois tipos de abordagens: a qualitativa e a quantitativa. Na abordagem qualitativa realizaram-se entrevistas cujo objetivo centrou-se em compreender melhor o estudo, enquanto que na abordagem quantitativa foi realizado um questionário online com o objetivo de perceber se de facto existe Bullying no contexto do consumo de álcool e se é visto como um problema entre os alunos. O questionário foi enviado, via email institucional, a todos os alunos da Universidade do Minho, obtendo-se uma amostra de 452 estudantes. Seguidamente procedeu-se à recolha, tratamento e análise dos resultados através do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0. Os resultados revelaram que muitos alunos, grande parte sem o reconhecerem, já presenciaram e/ou foram vítimas de Bullying no sentido de potenciar o consumo de álcool. Mais ainda, este estudo revelou que é quem já se encontra em estado de alcoolemia quem mais pressiona e obriga os colegas a beberem. Sendo este problema observado sobretudo nas praxes, sugere-se que as soluções tenham como alvo principal os estudantes envolvidos nestas atividades.
Abstract: Bullying is a recent worldwide problem that gained increasing importance in society. Although it can be very noticeable, it is many times unrecognized or not even admitted as a problem. This subject still slightly explored at the Higher Education level. The aim of this study is to investigate if there is Bullying among students from the University of Minho, particularly its influence on binge drinking. Alcohol abuse among college students is a serious problem that should not be overlooked and, therefore it is important to create solutions to minimize it. For such, it is essential to understand what leads young people to drink to excess, if by personal choice or by peer pressure influence. This theme fits in social Marketing, which will be used to find possible ways to fight the problem. Consequently for this research, two types of approaches were adopted: a qualitative and a quantitative. For the qualitative approach, interviews were conducted with the purpose of understanding the study, while for the quantitative approach, an online questionnaire was performed in order to understand if Bullying exists in the context of alcohol consumption and if students recognize it as a problem. The questionnaire was sent by the institutional email to all students of the University of Minho, yielding a sample of 452 students. Then the results were collected, processed and analysed by the SPSS program (Statistical Package for Social Sciences) 20.0 version. The results revealed that numerous students, many without recognising it, have witnessed and/or have been victims of Bullying in order to boost the alcohol consumption. Moreover, this study revealed that those who are already drunk are who most press and force the colleagues to drink. As this problem is observed especially in praxis, it is suggested that the students involved in these activities should be the main target to solve this issue.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28431
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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