Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/28343
Title: | A importância da cultura organizacional na imagem de uma instituição desportiva centenária: o caso do Clube Fluvial Portuense |
Author(s): | Costa, Susana Emanuela da Silva Pimenta |
Advisor(s): | Gama, Maria Gabriela |
Keywords: | Clube Fluvial Portuense Análise qualitativa da avaliação Imagem oganizacional Cultura oganizacional Instituições desportivas Assessment’s qualitative analysis Organizational image Organizational culture Sporting organizations |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | Este estudo reflete sobre a importância e a influência da cultura organizacional na
imagem de uma instituição desportiva centenária como o Clube Fluvial Portuense, uma
associação sem fins lucrativos, dedicada a atividades desportivas e de lazer, fundada em 1876,
na cidade do Porto. De forma a enquadrar o estudo de caso iniciamos o trabalho tentando
perceber o que é a comunicação organizacional e qual sua importância na organizações. De
seguida abordamos alguns aspetos da tríade imagem-identidade-cultura, explicando em que
consiste cada um destes conceitos. Após o enquadramento teórico é apresentada a organização
estudada, abordando temáticas como a história, o funcionamento, o posicionamento ou os
serviços. No ponto seguinte é relatada a experiência de estágio no Clube Fluvial Portuense.
Fazendo uso da análise qualitativa da avaliação, proposta por Quivy & Campenhoudt (1992),
pretendeu-se confirmar ou refutar as hipóteses formuladas, de forma a corroborar ou não a
questão de investigação. Os resultados mostram que, de facto, existe uma relação entre a
cultura e a imagem do objeto de estudo. This study reflects on the importance and influence of organizational culture on the image of centenary sporting organization like Clube Fluvial Portuense, a non-profit organization, dedicated to sports and leisure activities, founded in 1876, in Oporto. In order to frame the case study we started this study by trying to understand what is organizational communication and what is its importance in organizations. Then we discuss some aspects of the triad image-identity-culture, explaining what each of these concepts stand for. After the theoretical framework the organization studied is presented by addressing topics such as its history, functioning, placement or services. On the following section the internship experience at Clube Fluvial Portuense is reported. Using an assessment’s qualitative analysis, proposed by Quivy & Campenhoudt (1992), we aimed to confirm or refute the hypotheses, in order to prove or disprove the research question. The results show that indeed there is a link between the culture and the image of the object in study. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Relações Públicas e Publicidade) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28343 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Susana Emanuela da Silva Pimenta Costa.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexos CD.zip | 290,16 kB | Unknown | View/Open |