Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28262

TítuloA competência de comunicação intercultural no contexto da mobilidade internacional : análise das motivações dos estudantes da Universidade do Minho
Autor(es)Oliveira, Elsa Carina Carvalho
Orientador(es)Cabecinhas, Rosa
Data2013
Resumo(s)Com este relatório da atividade profissional pretendo apresentar e refletir sobre a experiência adquirida ao longo de cerca de 14 anos de trabalho nos Serviços de Relações Internacionais da Universidade do Minho, articulando com o domínio das Ciências da Comunicação, nomeadamente com a relevância de competências relacionadas com a Comunicação Intercultural. Num mundo incontornavelmente global e crescentemente competitivo, o mercado de trabalho exige novas e mais complexas competências em resposta a novos desafios, e os programas de mobilidade e cooperação internacional (como o ERASMUS) desempenham um papel importante na prossecução de uma educação para a globalização. Neste contexto, é enfatizada a necessidade de uma educação que forneça aos futuros profissionais, entre outras, competências interculturais adequadas, que poderão ser eficazmente adquiridas através de uma experiência de mobilidade internacional. O processo de comunicação encontra vários desafios quando se trata da interação entre pessoas de diferentes origens geográficas e culturais e quadros de referência distintos. Assim, começo por descrever a minha atividade profissional após o término da licenciatura e continuo focando a experiência de mobilidade internacional de estudantes como uma via para a obtenção de qualificações-chave tais como a competência comunicativa em contextos interculturais. Seguidamente, faço uma análise das motivações apontadas pelos estudantes da Universidade do Minho quando demonstram interesse em efetuar um período de intercâmbio no estrangeiro. É evidenciada a expectativa nas competências sociais e interculturais, além de razões associadas ao acréscimo académico, conhecimentos linguísticos, empregabilidade. Por fim, nas considerações finais faço uma breve retrospetiva e balanço do percurso profissional, evidenciando alguns dos aspetos mais marcantes, e procuro relacionar os resultados da análise com as perceções empíricas adquiridas pelo meu envolvimento na organização de períodos de mobilidade internacional de estudantes. Perspetivo ainda possível desenvolvimento futuro do tema abordado.
This professional activity report aims at describing and reflecting on the experience obtained over the 14 years of work at the International Relations Office of University of Minho, in articulation with the field of Communications Sciences, namely the relevance of the skills related to Intercultural Communication. In an irrefutably global and increasingly competitive world, the labour market demands new and more complex skills to cope with the new challenges, and the programmes for international cooperation and mobility (like ERASMUS) play an important role in pursuing an education for globalization. In this context, it is highlighted the need for an education providing the new professionals with adequate intercultural competences, among others, which can be successfully obtained through an experience of international mobility. The communication process finds several challenges when dealing with interaction between people from different geographic and cultural backgrounds and distinct reference frameworks. Firstly, I start describing the professional activities carried out after the conclusion of my undergraduate studies and proceed focusing on the experience of international mobility as a way for students to obtain key qualifications such as communication competences in intercultural contexts. Then, I make an analysis of the motivations mentioned by the students of the University of Minho when they demonstrate their interest in performing an exchange period abroad. It is highlighted the expectation on social and intercultural competences, apart from the academic added value, language skills, employability. Finally, in the conclusions I make a brief retrospective and balance analysis of my professional experience highlighting the most relevant aspects, I try to relate the results of the analysis and the empirical perceptions resulted from my involvement in the organisation of study periods abroad. In addition, I come up with a possible suggestion for future development of this topic.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28262
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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