Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28124

TitleAnálise do comportamento térmico de habitações unifamiliares tendo em conta o conforto dos seus ocupantes
Author(s)Pinheiro, Sílvia Daniela Gonçalves
Advisor(s)Almeida, Manuela Guedes de
Issue date2013
Abstract(s)O conforto térmico nas habitações é uma condição importante para alcançar o bemestar, a saúde e consequentemente um melhor nível de vida. O desconforto é um indicador importante para a saúde e para o bem-estar, porque é o primeiro sintoma que alerta para o facto das condições em que as pessoas vivem não serem as mais adequadas para as suas necessidades, pelo que devem atuar (fechar janela, abrir janela, mudar de sítio…) para criar condições mais confortáveis. Num contexto de evolução do conceito de conforto térmico, associado ao processo tecnológico e à crescente importância de fatores como as alterações climáticas e a sustentabilidade energética, a regulamentação desempenha um papel decisivo. Assim, a legislação nacional, resultante da transposição da Diretiva Europeia relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios, o Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), vem ao encontro das necessidades atuais para melhorar a qualidade dos edifícios. Nesta dissertação pretendeu-se analisar diferentes tipos de soluções construtivas em diferentes tipos de habitações unifamiliares, por forma a encontrar o melhor conforto térmico. Através de diversas combinações de soluções avaliou-se o impacto das soluções construtivas, dos elementos da envolvente e dos sistemas de climatização do edifício na sua classe energética. Para atingir este objetivo foi realizada uma análise paramétrica do desempenho de dois edifícios de habitação unifamiliar com a implementação de um conjunto de soluções para a sua envolvente e equipamentos. A determinação da classe energética foi realizada através da metodologia definida na regulamentação térmica Portuguesa. Com a determinação da classificação energética das diferentes combinações de soluções adotadas, verificou-se que os sistemas de climatização têm uma grande relevância para a obtenção da classificação máxima energética. Outros fatores como isolamento térmico, o tipo de envidraçado e outros elementos, têm uma grande importância na eficiência energética, mas é o tipo de equipamento utilizado que tem maior influência na classificação energética final do edifício.
Le confort thermique dans l'habitat est une condition importante pour assurer le bienêtre, la santé, et donc la longévité. La gêne est un indicateur important pour la santé, car il est le premier symptôme qui nous alerte sur le fait que la manière dont nous ne sommes pas approprié à ce que nous avons besoin, et nous devons agir (fermer la fenêtre, fenêtre ouverte, le changement du site ...) à créer des conditions plus confortables. Dans un contexte d'évolution de la notion de confort thermique avec la technologie de processus et l'importance croissante des facteurs tels que le changement climatique et la durabilité de l'énergie, la réglementation joue un rôle décisif. Ainsi, la législation nationale la directive européenne sur la performance énergétique des bâtiments, les exigences de vérification des caractéristiques de régulation thermique de la performance énergétique des bâtiments (normes de construction) répond aux besoins actuels pour améliorer la qualité des bâtiments. Cette thèse vise à analyser les différents types de solutions constructives dans différents types de maisons multifamiliales et simples afin de trouver le meilleur confort thermique. Grâce à diverses simulations de différents types de solutions constructives, nous avons obtenu les cotes énergétiques de diverses simulations et en comparant les résultats, on peut déterminer les meilleures solutions à utiliser pour le confort des habitants. La détermination de la classe d'énergie a été réalisée selon la méthodologie définie dans la réglementation thermique portugais. Pour déterminer la cote énergétique des différents combinaçãoes de solutions adoptées, il a été constaté que les equepiments a une grande importance pour obetenção nominale maximale de l'énergie. D'autres facteurs tels que l'isolation, le type de vitrage et d'autres éléments jouent un rôle majeur dans l'efficacité énergétique, mais est le type d'équipement utilisé avec la plus grande influence sur la note finale d'énergie de l'immeuble.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis (área de especialização em Conceção e Gestão Sustentável de Edifícios)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28124
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE MESTRADO SILVIA PINHEIRO 2013.pdf9,73 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID