Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28085

TítuloAnálise e desenvolvimento de extensões de controlo para o ambiente Scratch
Autor(es)Gonçalves, João Pedro da Cunha
Orientador(es)Martins, F. Mário
Data21-Jun-2012
Resumo(s)A Programação Visual permite a construção de programas usando imagens, ícones, entre outros elementos gráficos, em vez da usual escrita de texto. A linguagem Scratch é uma linguagem de programação visual lançada em 2007 pelo MIT Media Lab, que tem vindo a ser usada em contextos de ensino para crianças e em contextos de programação lightweight. O ambiente Scratch foi desenvolvido usando a linguagem de programação por objetos Squeak Smalltalk. A programação visual em Scratch baseia-se na metáfora do bloco de LEGO que se encaixa em blocos compatíveis para criar comportamentos, em geral animações. O sucesso deste ambiente de código aberto conduziu _a necessidade de o rever e aumentar as suas capacidades, visando a sua eventual aplicação noutros contextos. Este trabalho tem por objetivo criar um conjunto de extensões de controlo para a linguagem Scratch, quer pela criação de novos blocos básicos de programação, quer pela introdução de novas funcionalidades interactivas no ambiente, quer ainda pela criação de padrões reutilizáveis e adaptáveis a vários contextos. São também estudadas as formas de disponibilização de programas Scratch na Web, em particular as que já estão disponíveis no servidor de partilha de conteúdos, designado ScratchR.
Visual Programming allows the construction of programs using pictures, icons, among other graphical elements, instead of typing text. Scratch is a visual programming language released in 2007 by MIT Media Lab, which has been used in teaching contexts for children and lightweight programming contexts. The Scratch environment was developed in Squeak Smalltalk, an objectoriented programming language. Visual programming in Scratch follows a similar approach to LEGO blocks, as it allows one to create behaviours, usually animations, by combining compatible blocks. The success of this open source environment led to the need to review and extend its capabilities, aiming its eventual application in other contexts. This work aims to create a set of control extensions to the Scratch language, either by creating new programming blocks, by adding new interactive features to the environment, or by creating reusable patterns that can be adapted to various contexts. We also study ways to make Scratch programs available on the Web, in particular those that already exist in the ScratchR le sharing server.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28085
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eeum_di_dissertacao_pg15966.pdf4,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID