Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28057

TitleRelatório da atividade profissional
Author(s)Esteves, Cecília Maria Abreu
Advisor(s)Pereira, D. I.
Issue date2013
Abstract(s)“O professor é, antes de mais, um ser humano que procura ajudar outros a crescer, como cidadãos ativos, intervenientes socialmente, responsáveis num mundo em mudança. Ser professor de Ciências é saber também desenvolver nos alunos a autonomia, o espírito de equipa, o sentido crítico, o gosto pela pesquisa e pela descoberta, através da utilização de atividades práticas, seletivas e diversificadas, numa perspetiva denominada CTS, em que a Ciência (C) a Tecnologia (T), a Sociedade (S) estejam interligadas” (Cachapuz et al., 2004). O objetivo deste relatório é apresentar a experiência profissional relevante da autora, na vertente científica, pedagógica, de Educação Sexual e para a Saúde, enquanto Professora de Biologia e Geologia, ao longo de 17 anos de serviço, por forma a obter o grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores – Área de Especialização em Biologia e Geologia, ao abrigo do ponto 3, do Despacho RT- 38/2011. O método usado para evidenciar a experiência profissional consistiu na apresentação de atividades, tais como: trabalhos científicos e de índole ambiental implementados com os alunos, de diferentes níveis de ensino (desde o 7º ao 12º ano); ações de formação, efetuadas no âmbito da formação contínua e fora dela, maioritariamente como formanda, e que muito contribuíram para a formação pessoal e melhor prática pedagógica no processo ensino- aprendizagem. No que concerne ao enquadramento científico, foi tratado o tema dos Riscos Geológicos e Catástrofes Naturais, nomeadamente causas, consequências, minimização de riscos e prevenção, bem como interferência da ação humana e do aquecimento global nas mesmas. Apresentam-se, ainda, alguns trabalhos desenvolvidos com os alunos e o seu enquadramento programático nos currículos das várias disciplinas.
"A teacher is, first and foremost, a human being who seeks to help others grow, as active citizens, involved socially, responsible in a changing world. Being a science teacher is also to know how to develop students' autonomy, team spirit, critical sense and taste by research and discovery through the use of practical, selective and diversified activities, in a perspective called STS, in which Science (S) Technology (T) and Society (S) are interconnected "(Cachapuz et al., 2004). The purpose of this report is to present the author’s relevant work experience, in scientific, pedagogical, Sex and Health Education aspects as a Biology and Geology teacher, with 18 years of teaching, in order to obtain the Sciences Master Degree – Continuing Teachers Training – Specialisation in Biology and Geology, under the Order RT-38/2011, 3rd paragraph. The method used to highlight the professional experience consisted in the presentation of activities, such as: works of scientific and environmental nature implemented with students of different teaching levels (from 7th to 12th grade), training activities, made under the teachers’ continuing training education or beyond it, mostly as trainee, and that have greatly contributed to my personal training and better pedagogical practice in the teaching-learning process. Regarding the scientific framework, the theme of Geological Hazards and Natural Disasters was treated, including causes, consequences, risk minimization and prevention, as well as the interference of human action and global warming in the above mentioned. There is also the presentation of some works developed with students and their programmatic framework in the syllabus of various school subjects.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28057
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cecília Maria Abreu Esteves.pdf
  Restricted access
19,37 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID