Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28048
Título: | Jung e o tempo de Eranos. Do sentido espiritual e pedagógico do Círculo de Eranos. |
Autor(es): | Araújo, Alberto Filipe Bergmeier, Horst |
Palavras-chave: | Carl Gustav Jung Círculo de Eranos Simbolismo Humanismo |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
Revista: | Revista @mbienteeducação |
Resumo(s): | Este estudo desenrola-se na perspetiva da história das ideias e pretende dar a conhecer, num primeiro momento, a natureza e a importância interdisciplinar do Círculo de Eranos (Eranoskreis) nos estudos da simbólica tradicional, da imaginação e do imaginário. Num segundo momento, falaremos da figura de Carl Gustav Jung (1875-1961) e do seu contributo na constituição, afirmação e irradiação do Círculo de Eranos desde 1933 até 1951. Numa palavra, pretende-se dar a conhecer o seu contributo, na base de um novo humanismo, à missão do Círculo de Eranos e não propriamente apresentar e discutir as temáticas das catorze conferências que proferiu ao longo da sua participação nas sessões de Eranos. Finalmente, e é já o nosso terceiro momento, assinalaremos o “novo humanismo” que parece emergir da aventura interdisciplinar do Eranoskreis. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28048 |
ISSN: | 1982-8632 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacao_94-112.pdf | Documento | 276,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |