Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27879

TítuloAvaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
Autor(es)Gonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho
Orientador(es)Novais, Paulo
Carneiro, Davide Rua
Data2013
Resumo(s)A avaliação é um momento determinante na elaboração de estratégias de sucesso da aprendizagem. Em ambientes presenciais o educador pode observar o comportamento dos seus alunos e determinar caminhos que facilitem a avaliação e não induzam o stress e as consequências negativas no resultado da aprendizagem. Nos ambientes de aprendizagem de e-Learning torna-se impossível o contacto direto e, como tal, terão de existir formas facilitadoras de detetar e prevenir as situações de stress nos momentos de avaliação. Urge portanto analisar o stress e determinar estratégias de resolução dos problemas que são causados por ele. Neste trabalho pretende-se desenvolver um módulo de análise de stress em momentos de avaliação em contextos de aprendizagem em linha que possa indicar ao educador os momentos mais propícios para intervir assim como os conteúdos que causam maiores dificuldades. Desta forma o educador poderá intervir de forma mais eficiente junto dos alunos que mais precisem.
Evaluation is a key moment in the development of strategies for successful learning. In traditional environments the teacher can observe the behavior of their students and determine ways that facilitate evaluation and do not induce stress and negative consequences on learning outcomes, this is possible because there’s a physical presence. In an e-Learning environments it becomes impossible to promote de physical contact a there for there’s de need of tools that can help to detect a prevent stress situations in evaluation moments. It is therefore urgent to analyze the stress and determine strategies for solving the problems that are caused by it. This work aims to develop a stress analysis module for evaluation moments for e-Learning environments that indicate the educator the proper occasion for his intervention as well as the contents that cause difficulty to the students. In this way the teacher can intervene more effectively with students who need more.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27879
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eeum_di_dissertacao_pg20678.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID