Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27879
Título: | Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning |
Autor(es): | Gonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho |
Orientador(es): | Novais, Paulo Carneiro, Davide Rua |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A avaliação é um momento determinante na elaboração de estratégias de sucesso da aprendizagem. Em ambientes presenciais o educador pode observar o comportamento dos seus alunos e determinar caminhos que facilitem a avaliação e não induzam o stress e as consequências negativas no resultado da aprendizagem.
Nos ambientes de aprendizagem de e-Learning torna-se impossível o contacto direto e, como tal, terão de existir formas facilitadoras de detetar e prevenir as situações de stress nos momentos de avaliação.
Urge portanto analisar o stress e determinar estratégias de resolução dos problemas que são causados por ele. Neste trabalho pretende-se desenvolver um módulo de análise de stress em momentos de avaliação em contextos de aprendizagem em linha que possa indicar ao educador os momentos mais propícios para intervir assim como os conteúdos que causam maiores dificuldades. Desta forma o educador poderá intervir de forma mais eficiente junto dos alunos que mais precisem. Evaluation is a key moment in the development of strategies for successful learning. In traditional environments the teacher can observe the behavior of their students and determine ways that facilitate evaluation and do not induce stress and negative consequences on learning outcomes, this is possible because there’s a physical presence. In an e-Learning environments it becomes impossible to promote de physical contact a there for there’s de need of tools that can help to detect a prevent stress situations in evaluation moments. It is therefore urgent to analyze the stress and determine strategies for solving the problems that are caused by it. This work aims to develop a stress analysis module for evaluation moments for e-Learning environments that indicate the educator the proper occasion for his intervention as well as the contents that cause difficulty to the students. In this way the teacher can intervene more effectively with students who need more. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27879 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
eeum_di_dissertacao_pg20678.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |