Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27838

TítuloVoodoo : a system that allows children to create animated films with action figures as interface
Autor(es)Ribeiro, Pedro do Rêgo
Orientador(es)Ferreira, Manuel
Palavras-chaveVirtual Characters
Tangible Interfaces
Affective Interfaces
Toy
Children
Personagens virtuais
Interfaces tangíveis
Interfaces "Affective"
Brinquedo
Criança
Data19-Dez-2011
Resumo(s)Using any kind of dolls as a tangible interface, has the potential to provide a friendly and easy to learn interface that allows children to control virtual characters in a more intuitive way. The research effort in this domain has been motivated by the shortcomings of conventional interfaces, typically mouse and keyboard, which in this context are neither compelling nor do promote immersion. This dissertation focuses on the design and evaluation of a system which can interpret the behaviors that children give to a doll in order to provide this behavioral information to the virtual characters. With this system, the user (children) gets the role of movie director, directing virtual characters through this natural form of interaction. This dissertation aims to evaluate the hypothesis that dolls behaviors recognition based on the context of a well-known story, may enhance the ability of children in the creation of an animated film (virtual characters animations). Unlike many approaches that use a direct mapping of the doll movements to the virtual character, it is intended to test the mapping based on the crosses between, user behavioral intention, and the context where the doll it is inserted (the role and the location of the character in the story). The results show that the concept of interaction proposed to empower the children with a way to create animated films is actually very intuitive and easy to use. However, due to the technology used, it was not possible to assess to what extent this concept really empowers children to easily and joyfully create animated films.
A utilização de qualquer tipo de boneco como sendo uma interface tangível, tem o potencial de oferecer uma interface fácil de usar e mais amigável. Isto permite as crianças o controlo de personagens virtuais de uma forma mais intuitiva. O esforço de pesquisa nesta área tem sido motivado pelo facto de os utilizadores não possuírem numa interface convencional uma forma imersiva e intuitiva para interagir. Esta dissertação foca-se na construção e avaliação de um sistema que consegue interpretar os comportamentos que uma criança dá a um boneco no sentido de animar um personagem virtual. Com este sistema o utilizador (criança) assume o papel de um realizador de cinema, dirigindo e dando ordens aos personagens virtuais através de uma forma de interação especifica. Nesta dissertação pretende-se avaliar a hipótese de que o reconhecimento dos comportamentos de um boneco baseado no contexto de uma historia conhecida, pode potenciar a capacidade das crianças na interação e criação de filmes 3D (animação de personagens virtuais). Contrariamente a várias aproximações que usam o mapeamento direto dos movimentos do boneco para o personagem virtual, pretende-se neste trabalho testar o mapeamento baseado no cruzamento entre, a deteção da intenção do utilizador, e o contexto onde o boneco está inserido (o papel e localização do personagem tendo em conta a história). Os resultados demonstram que o conceito de interação proposto para capacitar as crianças com uma forma de criar filmes de animação é realmente muito intuitivo e fácil de utilizar, no entanto devido as tecnologias utilizadas não foi realmente possível avaliar até que ponto este conceito realmente potencia a capacidade das crianças para que de uma forma divertida consigam criar filmes de animação.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27838
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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