Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27813
Título: | Relatório da atividade profissional |
Autor(es): | Castro, Maria Dulce Peixoto de |
Orientador(es): | Pereira, Mário R. |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Ciências – Formação
Contínua de Professores, área de especialização em Física e Química, da Universidade do
Minho. A sua apresentação à Escola de Ciências da Universidade do Minho visa a obtenção do
grau de mestre nos termos do ponto 3 do Despacho RT-38/2011.
Este trabalho constituiu um elemento de reflexão sobre as práticas pedagógicas e
científicas desenvolvidas, ao longo de vinte e dois anos de carreira, como docente de Física e
Química.
O enquadramento científico versa o estudo do Sistema Solar, numa perspetiva do ensino
básico, começando por uma contextualização da abordagem desta temática com base nas
orientações curriculares para a disciplina de Físico-Química do 7.º ano. No desenvolvimento do
tema aborda-se a formação do Sistema Solar e a sua constituição, as principais caraterísticas
dos astros e seus movimentos, terminando com a análise de alguns fenómenos que resultam da
interação entre o Sol, a Terra e a Lua.
Na terceira parte deste relatório é feita uma apresentação e discussão das principais
atividades e projetos desenvolvidos e do seu contributo para o enriquecimento do processo de
ensino, assim como os cargos desempenhados.
É também apresentada uma síntese da formação realizada e analisada a sua pertinência
para a atividade docente.
Finaliza-se este relatório apresentando uma conclusão do mesmo que se traduz no
balanço da atividade docente desenvolvida até ao momento. This report is developed within the Master of Science - Teacher's Continuing Education, Specialization in Physics and Chemistry from the University of Minho. Its presentation to the School of Science, University of Minho has as goal the achievement of the master's degree according to point 3 of the Order RT-38/2011. This work constituted an element of reflection on scientific and pedagogical practices developed over a twenty-two years career as a teacher of Physics and Chemistry. The scientific framing is the study of the Solar System, in a basic education perspective, beginning by a contextualization of this approach based on the Physics and Chemistry curriculum guidelines for the 7th grade. When developing the theme, the focus is on the Solar System constitution, the main characteristics of the astronomical objects and their movements, ending up with the analysis of some phenomena that result from the interaction between the Sun, the Earth and the Moon. On the third part of this report a presentation and discussion of the main activities and projects developed as well as their contribution to the enrichment of the teaching process is made. The different positions held during this period are also referred. It also gives an overview of the attended courses and analyze its relevance to the teaching activity. This report ends up presenting a conclusion and a balance of the teaching activities developed so far. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27813 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Dulce Peixoto de Castro.pdf Acesso restrito! | 9,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |