Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27777
Título: | Envolvimento parental em contexto de creche |
Autor(es): | Brito, Susana Isabel Rego de |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Data: | 20-Jun-2013 |
Resumo(s): | A organização do atendimento em creche deve assegurar que a criança beneficie de um
contexto que tenha em conta um conjunto de fatores que garantam a qualidade. A provisão dessa
qualidade requer o desenvolvimento de uma oferta educativa rica que se focalize no bem-estar
emocional, livre-iniciativa, visão holística do desenvolvimento, interesses e necessidades das
crianças.
Reconhece-se, cada vez mais, a importância do envolvimento dos pais na educação dos
seus filhos. A vivência na creche de uma cultura participativa entre pais e educadora depende, em
grande parte, da relação que estes protagonistas desencadeiam e que se torna determinante para o
eficaz desenvolvimento das crianças.
O presente estudo subscreve a necessidade de compreender o fenómeno complexo e
dinâmico do envolvimento parental num contexto educativo de creche, como via privilegiada para a
reconstrução de práticas e melhoria da qualidade educativa, tarefas inalienáveis na concretização
dos direitos das crianças e famílias. Tendo optado por uma metodologia qualitativa no âmbito da
investigação-ação, onde se privilegiou a observação, as notas de campo e os registos de incidentes
significativos, este estudo descreve todo o processo de reflexão e mudança das práticas ao nível das
interações estabelecidas entre os pais e a creche. Nesta investigação, a relação entre os pais e a
creche concretiza-se em situações de interação, cuja colaboração mais intensa decorre tanto nos
momentos de adaptação e prestação de cuidados das crianças, como também na participação
efetiva nas atividades da rotina diária.
De todo o processo foi possível perceber que, através do envolvimento parental no contexto
educativo, as crianças desfrutaram de inúmeras oportunidades educativas a partir da exploração e
experimentação, cumprindo-se assim o seu direito à participação na construção da própria
aprendizagem e desenvolvimento, e os pais revelaram-se participantes ativos e solidários com a
nova experiência educacional promovida. The way the nursery school is organised has to ensure that children benefit from their stay following a set of factors, which aim for quality. This requires several offers which include the emotional well-being of children, free initiative, their development, bearing in mind several aspects, interests and their needs. The importance of involving parents in the education of their children has increased recognizably the experience at the nursery school of developing a culture of participation between parents and childhood educators. An effective development of the child depends mainly of the relationship established by those characters. This study subscribes the need to understand the complex and dynamic phenomena of involving parents in the educational context of a nursery school, as a privileged way to broaden one’s knowledge through reconstructing practices and improving the quality of education with inalienable tasks so that children and families can achieve their rights. Having chosen a qualitative methodology in the scope of the research, in which observation was privileged, the field notes and the registration of significant incidents, it describes the process of reflection and the changes established on the interaction practices between parents and the nursery school. In this investigation, the relationship between parents and children was achieved through interactive situations, in which a more intense collaboration occurred in the settlement stage of children to school and child care, as well as the effective participation of parents in daily routine activities. From the whole process, it was possible to perceive and understand that the involvement of parents in the educational context, made children enjoy a larger number of educational opportunities from exploring, which fulfilled the right to participate in their own learning process and development and parents showed sympathy and carried out an active role in the new educational experience promoted. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27777 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Susana Isabel Rego de Brito.pdf Acesso restrito! | 3,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |