Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27757

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEsteves, Ana Paula-
dc.contributor.authorSilva, Verónica Marisa Peixoto da-
dc.date.accessioned2014-01-31T15:39:44Z-
dc.date.available2014-01-31T15:39:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27757-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)por
dc.description.abstractO presente relatório de atividade profissional tem por base uma reflexão sobre a minha experiência enquanto professora de Física e Química. Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores na área de especialização em Física e Química ao abrigo do despacho RT – 38/2011 e está estruturado em quatro capítulos cuja descrição sucinta se segue. Na introdução é feita uma breve reflexão sobre as razões que levaram à escolha do tema “Ligação Química” para o enquadramento científico deste relatório. O referido tema insere-se nas orientações curriculares do 3º ciclo do ensino básico na área das Ciências Físicas e Naturais, bem como nos programas de Física e Química A do 10º e 11º anos e de Química do 12º ano. No segundo capítulo é apresentado o enquadramento científico do tema escolhido “Ligação Química” e são descritos os três tipos de ligações químicas que estão presentes na maioria das substâncias: ligações iónicas, covalentes e metálicas. Apresenta-se ainda uma abordagem às diversas teorias da ligação química nomeadamente a Teoria de Lewis, a Teoria da Repulsão dos Pares Eletrónicos da Camada de Valência, a Teoria da Ligação de Valência e a Teoria das Orbitais Moleculares. No terceiro capítulo são expostas algumas atividades e projetos que foram desenvolvidos ao longo de doze anos de docência. Assim, neste capítulo são apresentados objetivos, o processo de implementação e o contributo que cada uma destas atividades/projetos teve para o aumento da literacia científica, autonomia e criatividade dos alunos envolvidos, ou seja, de que forma é que estes projetos contribuíram para o desenvolvimento integral dos estudantes. No quarto e último capítulo enumeram-se as ações de formação frequentadas ao longo destes anos de atividade profissional. É feita ainda uma reflexão crítica de forma a demonstrar a importância das mesmas para a melhoria do desempenho profissional nomeadamente na vertente científica, na aplicação de novas tecnologias em contexto sala de aula e também em outras áreas fundamentais na vida de um docente, como por exemplo o da administração e gestão escolar.por
dc.description.abstractThis report is based on my professional activity and my experience as a teacher of physics and chemistry and was prepared under the Master´s degree of Sciences – Further Education for Teacher in the specialization of Physics and Chemistry according to the Rector´s document RT - 38/2011. The work described herein is organised in four chapters and a brief description of each is given hereafter. In the introduction, a brief discussion on the motivations leading to the subject choice - "Chemical Bonding" - for the scientific outline is presented. The topic chosen is part of the guidelines for the 3rd cycle of the secondary education level in the area of physical and natural sciences as well as in the Physics and Chemistry program of the 10th, 11th and 12th grades. The second chapter presents the scientific background for the topic "Chemical Bonding". In this section: ionic, covalent and metallic bonds are described. This chapter also includes a discussion of the several theories of chemical bonding namely Lewis Theory, Valence-Shell Electron-Pair Repulsion Theory, Valence Bond Theory and Molecular Orbital Theory. In the third chapter some activities and projects that have been developed over twelve years of teaching are presented. In this chapter the objectives, the implementation process and the contribution of each one of these activities/projects to an increase of the scientific literacy, autonomy and creativity of the students involved is discussed. In the fourth and final chapter all the professional training courses attended over the years are described. A critical discussion considering the importance of these training courses in the improvement of the professional performance in what concerns specifically the scientific aspect, the application of new technologies in the classroom context, and also in other key areas in the life of a teacher, such as of the school administration and management, is presented.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleRelatório de atividade profissionalpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc54:372.854por
dc.subject.udc372.854:54por
dc.identifier.tid201347571por
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VERÓNICA MARISA PEIXOTO DA SILVA_2013 .pdf
Acesso restrito!
126,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID