Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27702
Título: | Internacionalização de empresas : estratégias e barreiras : o caso da Variosport, Lda |
Autor(es): | Furtado, Emanuel Romeu Freitas Teixeira |
Orientador(es): | Guimarães, Maria Helena Silva, Artur |
Palavras-chave: | Estratégias de internacionalização Barreira à exportação Mercados emergentes Angola Internationalization strategies Export barriers Emerging markets |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este relatório aborda a temática da internacionalização de empresas e analisa as diferentes
estratégias e barreiras inerentes aos processos de internacionalização. O relatório descreve e faz
a análise de um estágio de quatro meses realizado na empresa Variosport, que comercializa e
distribui artigos desportivos e efetua acabamentos têxteis, no seu recém-criado departamento de
exportação. Esta empresa, face à conjuntura económica difícil que Portugal e a Europa
atravessam, decidiu internacionalizar-se para o mercado angolano, para onde pretende exportar
grandes quantidades dos referidos produtos.
No relatório, que foi alicerçado nos conhecimentos adquiridos na parte curricular do Mestrado,
faz-se o enquadramento teórico de um conjunto de temáticas da internacionalização pertinentes
para o nosso estudo, como sejam a seleção do mercado externo, estratégias de
internacionalização, teorias de internacionalização e barreiras à exportação, as quais se aplicam
à análise, definição e implementação da estratégia de internacionalização desta empresa para o
mercado angolano. Assim, o relatório reporta também a experiência e conhecimentos adquiridos
no quadro das atividades do estágio, que se centraram no processo de internacionalização da
empresa para Angola, um mercado com características inerentes a uma economia em
desenvolvimento. Nesta medida, as atividades desenvolvidas no estágio e os conhecimentos e
competências apreendidos, denotam as especificidades dos processos de internacionalização
para mercados emergentes e os desafios que colocam a empresas de pequena dimensão. This report addresses firms’ internationalization and analyzes the various strategies and barriers inherent to internationalization processes. It then describes and analyzes the four month internship in the newly created export department of Variosport, a company that sells and distributes sports goods and does finishing procedures to textile products. Due to the current economic crisis in Portugal and Europe, the company decided to internationalize to Angola, to where it intends to export large quantities of the products it commercializes. This report, which was grounded on the knowledge I acquired during the Master program curricular year, international business themes and issues relevant to this study (foreign market selection, internationalization strategies, internationalization theories, and export barriers) are covered from a theoretical standpoint, and are then applied to the analysis, definition and implementation of the company’s internationalization strategy to the Angolan market. Hence, this report also presents the skills and knowledge acquired with the internship activities in the company, which were centered in the internationalization process to Angola, a market with specific characteristics inherent to a developing economy. Accordingly, the activities undertaken and the knowledge and skills acquired reflect the specificities of internationalization processes to emerging markets, as well as the challenges they create to small companies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27702 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REM_Emanuel_Furtado.pdf Acesso restrito! | 2,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |